A primeira Escola de Beleza da Pequena África foi lançada e inaugurada na última quinta-feira (27) pela L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Darcy Vargas e o MOVER (Movimento Pela Equidade Racial). O objetivo da escola é capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social, da região.
As instituições de formação na área da beleza fazem parte do programa global “Beleza Por Um Futuro” e seus instrutores contam com a formação do Instituto L’Oréal, que também é a responsável pela metodologia do curso. A formação da Escola de Beleza consiste em treinamentos para formar auxiliares de cabeleireiro, barbeiras e manicures, e tem uma duração média de quatro meses.
Desde a implementação do programa, há cerca de seis anos, as Escolas de Beleza já capacitaram mais de 2 mil mulheres, proporcionando oportunidades de geração de renda e potencializando a mobilidade social. A primeira turma da instituição da Pequena África já foi fechada, mas um novo ciclo será aberto em breve e cerca de 100 bolsas serão entregues para a formação profissional de cameleiro.
Com o ingresso na escola, as alunas também terão a oportunidade de fazer parte do programa “Beleza PRO do Futuro”, agenda de impacto social da L’Oréal Produtos Profissionais, unidade de negócios do grupo voltada para a indústria profissional de beleza. Dessa forma, as mulheres terão um complemento da formação.
Esse programa prevê, além das aulas teóricas e práticas, também uma mentoria assistida de um mês na academia da L’Oréal Brasil no Rio de Janeiro. De acordo com Luciene Rodrigues, Gerente de Projetos Sociais do MOVER, a iniciativa é importante para potencializar o futuro dessas mulheres.
“Como sociedade, nós devemos exercer o nosso papel de potencializar o processo de transformação e conscientização, com impactos positivos na educação e na geração de emprego e renda. Para nós, do MOVER, é uma honra sermos parceiros da L’Oréal Brasil e Fundação Darcy Vargas nesta jornada que vai mudar a vida de tantas mulheres”, afirma Luciene.