O Google colocou em sua página inicial, nesta quarta-feira (29), uma homenagem ao ator e humorista Jorge Lafond, que eternizou a personagem “Vera Verão”, dentre outros. Lafond completaria 71 anos hoje e estampa o Doodle.
Lafond, além de ator e comediante, também era bailarino e atuou em vários programas humorísticos da TV Globo como “Os Trapalhões”, “Vvia o Gordo” e na novela “Sassaricando”. Carioca de nascença, ele também desfilou em várias escolas de samba do Rio de Janeiro.
No SBT, Lafond fez sucesso no programa “A Praça é Nossa“, entre os anos de 1990 até o início dos anos 2000, interpretando a eterna “Vera Verão”, como um dos destaques do programa. Jorge Luiz Souza Lima, o Jorge Lafond, morreu em janeiro de 2003, vítima de um infarto fulminante, após sofrer complicações renais.
Pioneirismo
Em um período em que a homossexualidade era um tabu, principalmente na televisão e com um homem negro, Lafond foi pioneiro em levar “Vera Verão” para a TV, mas sofreu diversos tipo de preconceito, inclusive dentro de casa.
Leia também: “Jorge pra sempre verão”: Ícone LGBTs dos anos 90, Lafond terá carreira contada em espetáculo musical
Em uma entrevista à Revista Raça, ele disse que sofria pressão da família e de pessoas próximas por conta da orientação sexual. “As pessoas falavam que ser gay era uma coisa muito feia, e eu ficava com a cabeça tontinha. Mas o medo de meus pais descobrirem era tão grande que eu procurava andar na linha e estudar bastante“, afirma.