Após fala de vereador de Caxias do Sul (RS) sobre nordestinos, a jornalista e apresentadora Rita Batista se manifestou, nesta quarta-feira (1) em suas redes sociais sobre o caso. Em suas redes sociais, a jornalista, que é baiana, repreendeu o parlamentar e sugeriu sua cassação.
“Vereador, eu espero verdadeiramente que o senhor seja cassado por quebra de decoro. Numa fala só, o senhor feriu o seu regimento, a constituição, o código penal, o direito do trabalho, os organismos responsáveis pelas operações contra crimes dessa natureza, a honra das pessoas que foram escravizadas e um estado inteiro”, escreveu.
“Me refiro primordialmente ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO Sandro Luiz Fantinel, aprenda com o povo da Bahia que ensinou a Portugal em 2 de Julho de 1823: Somos um país livre, independente e que colocamos gente como o senhor no seu devido lugar”, acrescentou.
Rita também citou o Hino a 2 de Julho, considerada a data da independência da Bahia, com a expulsão de tropas portuguesas. “Nunca mais, nunca mais o despotismo Regerá, regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros, brasileiros corações”
Entenda o caso
O parlamentar Sandro Fatinel discursou na Câmara da cidade para criticar a operação que resgatou 207 trabalhadores da Bahia que estavam em situação análoga à escravidão em vinícolas na cidade vizinha, Bento Gonçalves (RS). Sobre os baianos, ele disse que “a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor”.
A fala foi realizada na última terça-feira (28) e ele aconselhou produtores da região a não contratar trabalhadores da Bahia. “Não contratem mais aquela gente lá de cima”, e contratar mão de obra argentina, dizendo que eles “São limpos”.
“Todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”, afirmou.
O parlamentar e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), continuou. “Agora o patrão vai ter que pagar empregada para fazer limpeza todos os dias para os bonitos? Temos que botar em hotel 5 estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho?”, criticou ele.
Leia também: “Não contratem mais aquela gente lá de cima”, diz vereador de Caxias do Sul sobre trabalho escravo em vinículas
Nesta quarta-feira (1º), duas ONGs de combate ao racismo, a Educafro e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos, disseram que vão entrar com uma ação civil contra o vereador. As organizações entrarão com um pedido de indenização por danos morais coletivos, além de um condenação do parlamentar para obrigá-lo a frequentar aulas de igualdade e combate à discriminação.
0 Replies to “Jornalista e baiana, Rita Batista se manifesta contra fala de vereador gaúcho”