Maria Fagundes Marighella, neta do líder revolucionário Carlos Marighella, foi nomeada para assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7).
Mariguella assume a Funarte após o convite da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, no início de janeiro, quando assumiu a pasta. Segundo ela, a missão da Fundação é “retomar a reconstrução da Política Nacional das Artes, que foi interrompida em 2016, com o fim do governo de Dilma”.
“Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência”, afirma a nova presidente.
Maria Marighella foi eleita vereadora em Salvador, em 2020, com mais de 4 mil votos. Ela é atriz, graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Além disso, foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Leia também: Memórias do Barro: Vitória Vatroi lança o filme Deságue
Ela também é ativista da cultura, professora e produtora cultural. Maria também foi gestora do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, além de ter sido eleita membro das comissões permanentes de Cultura e de Defesa dos Direitos da Mulher, em seu mandato como parlamentar.
Carlos Marighella foi um dos nomes brasileiros mais fortes contra a ditadura. Um dos principais organizadores da luta armada contra o regime, Marighella chegou a ser considerado o inimigo “número um” do país. ele morreu em São Paulo, em 1969, assassinado por agentes da repressão.