Uma das universidades mais conceituadas dos Estados Unidos, Harvard, nomeou a primeira reitora negra em toda sua história na última quinta-feira (15). Claudine Gay é filha de imigrantes haitianos e professora de estudos africanos e afro-americanos, considerada uma referência em políticas de minorias.
“A Sra. Gay é uma professora e mentora dedicada, cujas aulas abordaram tópicos como política racial e étnica nos Estados Unidos, política negra na era pós-direitos civis, comportamentos políticos americanos e cidadania democrática”, afirma o comunicado da instituição.
“Com a força desta instituição extraordinária atrás de nós, entramos em um momento de possibilidade, que exige uma colaboração mais profunda em toda a Universidade, em todas as nossas Escolas notáveis. Há uma urgência para que Harvard se envolva com o mundo e traga um pensamento ousado, corajoso e pioneiro para nossos maiores desafios”, disse Claudine sobre a nomeação e o futuro da instituição.
A Universidade de Harvard foi fundada em em 1636 pela Assembleia Estadual de Massachusetts. Recebeu este nome como homenagem a um dos seus maiores benfeitores, John Harvard, sendo considerada uma das instituições de ensino mais antigas dos Estados Unidos.
Atualmente, Gay é reitora da Faculdade de Ciências e Ciências Sociais e sua seleção foi realizada após a escolha entre mais de 600 candidatos. Sua nomeação vem num momento em que Harvard está no centro de uma discussão sobre ações afirmativas na Suprema Corte Norte-Americana.
Leia também: Cerca de mil migrantes de países sulamericanos esperam na fronteira do México por asilo dos EUA
Em outubro deste ano, iniciou a discussão sobre a admissão de estudantes, levando em consideração a cor da pele e origem étnica nas universidades de Harvard e da Carolina do Norte. O intuito é corrigir desigualdades do passado segregacionista da América e aumentar a participação de estudantes negros e hispânicos no ensino superior.
0 Replies to “Havard nomeia primeira reitora negra de sua história”