Segue até o dia 29 de março de 2023 a exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo” que traz a história do Theatro Municipal de São Paulo e das culturas e movimentos negros no Brasil com pontos de contato marcantes.
Realizada na sala de exposições da Praça das Artes, a exposição, com curadoria participativa do Núcleo de Acervo e Pesquisa/Gerência de Formação, Acervo e Memória do Complexo Theatro Municipal, é fruto de um importante levantamento documental realizado pelo Núcleo de Acervo e Pesquisa, que encontrou mais de 280 registros de diferentes espetáculos, eventos e intervenções políticas que tiveram como protagonistas mulheres e homens negros.
Programas de espetáculos, fotografias, borderôs, vídeos, cartazes, partituras, trajes e adereços, documentam uma presença fragmentada e difusa, porém perene de 1915 até os dias atuais. Longe de ser apenas um acumulado de registros historiográficos enfileirados, contudo, “Presente!” quer ser um libelo sobre a importância e conquista desta presença que (r)existe, um vocativo mesmo.
Somado a esse material, exposto de forma a ocupar um espaço presente e não apenas passado, buscando a sensibilização e o vocativo, estarão trechos das 34 entrevistas realizadas com funcionários negros do Theatro, dando uma face e uma voz à presença negra atualíssima, que constroi o Complexo Theatro Municipal em seu cotidiano.
Leia também: Favela Mundo leva Papai Noel negro para três comunidades cariocas
”Essa experiência de registros documentais de história oral de trabalhadores, serviu como uma primeira experiência para uma ação que pretendemos aprofundar e produzir registros da história oral dos trabalhadores do Theatro Municipal de São Paulo”, comenta Anita Lazarim, Pesquisadora do Núcleo de Acervo e Pesquisa.
Serviço:
Exposição: “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo”
08 de dezembro de 2022 a 29 março de 2023
terças-feiras a sábados, das 10h às 18h
Sala de Exposições – Praça das Artes
Ingressos: gratuitos
Classificação livre para todos os públicos — Sem conteúdos potencialmente prejudiciais para qualquer faixa etária