40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022”, realizada pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), em novembro deste ano, aponta que, 40% dos participantes afirmaram sentir e presenciar situações de preconceito com frequência na escola ou na faculdade.
O estudo aponta que 32% desses jovens relataram ainda que as situações de preconceito no transporte público, em consultórios médicos, restaurantes, lojas ou eventos são recorrentes. Esse fato é ainda mais presente na vida dos negros que se identificam com religiões de matriz africana, já que 44% deles afirmaram sentir ou presenciar preconceito nestes serviços.
O objetivo central do estudo é identificar o perfil de diversidade dos participantes de cursos e projetos do Espro para o embasamento das estratégias de impacto social e construção de ações direcionadas à inclusão no mercado de trabalho e ao fomento à consciência social.
“Aqui no Espro, além de prepararmos os jovens para o mundo do trabalho, estimulamos o seu protagonismo na sociedade, buscando ajudá-los a ocupar seus espaços como cidadãos plenos. Enquanto 76% de jovens homossexuais, por exemplo, admitirem não conversar ou conversar pouco sobre diversidade no trabalho, ainda teremos ambientes mais hostis do que acolhedores para eles. Isso é um alerta para que entidades formadoras e empresas tenham mais atenção com o acolhimento nos ambientes de aprendizagem e de trabalho”, afirma Alessandro Saade.
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022” ouviu 1.657 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 23 anos, que são ou já foram aprendizes ou estagiários do Espro, entre 19 de setembro e 16 de outubro. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 3%.
Post Views:747
Relacionado
Gabriela Pereira
Gabriela Pereira nasceu no Rio de Janeiro, é formada em jornalismo, tem experiência como repórter, estuda Especialização em Leitura e Produção de Textos, ama escrever e sonha em publicar seu livro de romance com protagonistas pretos.
Pesquisadora alerta para situação crítica em três biomas Fonte: Agência Brasil Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se proliferam pelo país é iniciada por causas naturais. A constatação…
O Brasil voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio no segundo dia de disputas do Grand Slam de Judô de Antália (Turquia), pois Ketleyn Quadros conquistou o ouro…
Neste sábado (14), o Vibra Open Air promete sessões de filmes e apresentações que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira. Com a maior tela de cinema ao ar livre do…
A Justiça carioca condenou o jovem Igor Martin Pinheiro, de 22 anos, a 16 meses e dez dias de prisão, em regime semiaberto, pelo furto qualificado de uma bicicleta elétrica…
Nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, a Unicamp, será palco da cerimônia de lançamento do Acervo de Azoilda Loretto da Trindade, educadora feminista e negra que dedicou sua trajetória profissional a teorias e práticas no campo da educação…
A designer de unhas, Maristela da Silva Nascimento, de 24 anos, declara ter sido ofendida após tentar pagar o motorista sem dinheiro trocado. O caso aconteceu no Distrito Federal e…
Com um novo álbum a caminho em 2020, ainda sem data definida, Ramonzin, talentoso artista do cenário hip hop carioca com mais de 20 anos de carreira, compartilhou uma prévia…
*Por Jersey Simon e Thais Bernardes O policial Derek Chauvin, que asfixiou até a morte George Floyd em Minneapolis (Estados Unidos), foi preso nesta sexta-feira (29). A informação foi confirmada…
Nesta terça-feira (12) começam as inscrições para a primeira edição do Fies Social 2024. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que financia os estudos…
Em 2018, em todas as regiões brasileiras, havia mais políticas de ação afirmativa nas universidades federais do que nas estaduais, segundo um levantamento do do Grupo de Estudos Multidisciplinares da…