40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022”, realizada pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), em novembro deste ano, aponta que, 40% dos participantes afirmaram sentir e presenciar situações de preconceito com frequência na escola ou na faculdade.
O estudo aponta que 32% desses jovens relataram ainda que as situações de preconceito no transporte público, em consultórios médicos, restaurantes, lojas ou eventos são recorrentes. Esse fato é ainda mais presente na vida dos negros que se identificam com religiões de matriz africana, já que 44% deles afirmaram sentir ou presenciar preconceito nestes serviços.
O objetivo central do estudo é identificar o perfil de diversidade dos participantes de cursos e projetos do Espro para o embasamento das estratégias de impacto social e construção de ações direcionadas à inclusão no mercado de trabalho e ao fomento à consciência social.
“Aqui no Espro, além de prepararmos os jovens para o mundo do trabalho, estimulamos o seu protagonismo na sociedade, buscando ajudá-los a ocupar seus espaços como cidadãos plenos. Enquanto 76% de jovens homossexuais, por exemplo, admitirem não conversar ou conversar pouco sobre diversidade no trabalho, ainda teremos ambientes mais hostis do que acolhedores para eles. Isso é um alerta para que entidades formadoras e empresas tenham mais atenção com o acolhimento nos ambientes de aprendizagem e de trabalho”, afirma Alessandro Saade.
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022” ouviu 1.657 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 23 anos, que são ou já foram aprendizes ou estagiários do Espro, entre 19 de setembro e 16 de outubro. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 3%.
Post Views:733
Relacionado
Gabriela Pereira
Gabriela Pereira nasceu no Rio de Janeiro, é formada em jornalismo, tem experiência como repórter, estuda Especialização em Leitura e Produção de Textos, ama escrever e sonha em publicar seu livro de romance com protagonistas pretos.
As inscrições para o Prouni 2025 começam na próxima sexta-feira (24), e seguem até o dia 28 de janeiro. As inscrições gratuitas podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único…
Imagens de câmeras de seguranças, enviadas à TV Bahia, mostram o momento em que a turista argentina perdeu sua carteira na rua, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), momentos antes de acusar…
Na terça-feira (18) o Atlas da Violência de 2024 destacou que os altos índices de agressão sexual em meninas de 10 a 14 anos, correspondem a maior violência cometida contra…
Primeiro embaixador negro do Brasil, Raymundo Souza Dantas, tem sua história retratada em livro publicado esse ano pela Saga Editora. Não é de hoje que o Brasil tenta esconder, a…
Mais que um bloco, mais que um batuque. O Olodum é um movimento social que transformou a comunidade do Pelourinho, em Salvador, e mudou a história da música do mundo.…
Na primeira semana de março de 2023, Antonelly Maria da Silva, uma jovem negra de 18 anos, morreu asfixiada após uma discussão com o marido. O caso aconteceu em Pombos…
25% de todo orçamento familiar é utilizado somente para pagar energia Nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou em 47%. Este aumento significativo contribuiu para…
Levantamento revela ainda que 40% dos entrevistados já presenciaram um ato de preconceito racial. Não é novidade dizer que vivemos num país racista – mas tal afirmação parece ser verdadeira…
O que muitas pessoas percebem há um tempo foi comprovado em um levantamento: a diminuição na visibilidade de mulheres e pessoas negras nas campanhas publicitárias. Em contraste, a visibilidade de…
Por Maristela R.S. Gripp “Todo mundo odeia o Chris” é um dos seriados mais vistos no Brasil. A série conta a história da família e do adolescente Chris Rock. Uma família…