40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022”, realizada pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), em novembro deste ano, aponta que, 40% dos participantes afirmaram sentir e presenciar situações de preconceito com frequência na escola ou na faculdade.
O estudo aponta que 32% desses jovens relataram ainda que as situações de preconceito no transporte público, em consultórios médicos, restaurantes, lojas ou eventos são recorrentes. Esse fato é ainda mais presente na vida dos negros que se identificam com religiões de matriz africana, já que 44% deles afirmaram sentir ou presenciar preconceito nestes serviços.
O objetivo central do estudo é identificar o perfil de diversidade dos participantes de cursos e projetos do Espro para o embasamento das estratégias de impacto social e construção de ações direcionadas à inclusão no mercado de trabalho e ao fomento à consciência social.
“Aqui no Espro, além de prepararmos os jovens para o mundo do trabalho, estimulamos o seu protagonismo na sociedade, buscando ajudá-los a ocupar seus espaços como cidadãos plenos. Enquanto 76% de jovens homossexuais, por exemplo, admitirem não conversar ou conversar pouco sobre diversidade no trabalho, ainda teremos ambientes mais hostis do que acolhedores para eles. Isso é um alerta para que entidades formadoras e empresas tenham mais atenção com o acolhimento nos ambientes de aprendizagem e de trabalho”, afirma Alessandro Saade.
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022” ouviu 1.657 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 23 anos, que são ou já foram aprendizes ou estagiários do Espro, entre 19 de setembro e 16 de outubro. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 3%.
Post Views:735
Relacionado
Gabriela Pereira
Gabriela Pereira nasceu no Rio de Janeiro, é formada em jornalismo, tem experiência como repórter, estuda Especialização em Leitura e Produção de Textos, ama escrever e sonha em publicar seu livro de romance com protagonistas pretos.
A deputada baiana Olívia Santana, uma das mulheres negras pioneiras na ocupação de cargos públicos, compartilha mais de 35 anos de trajetória nas lutas sociais com a publicação de seu primeiro…
Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (03), revela que as mulheres são maioria entre os indígenas, porém vivem predominantemente fora de suas terras…
Um levantamento encomendado pela prefeitura da capital paulista, identificou que pelo menos 12 mil pessoas sem moradia vivem em prédios antigos que podem sofrer incêndio ou desmoronar a qualquer momento.…
Na última quarta-feira (01), Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown, recebeu o título de “doutor honoris causa”, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O membro do grupo…
O MC Negão da BL lançou uma prévia da nova música nas redes sociais na última quarta-feira (17). O MC carioca canta os versos sentado em em uma cadeira de…
Segundo jornal “Marca”, o ex-jogador teve mais uma vitória na justiça espanhola, dessa vez contra a ex-mulher, Dinorah Santana, com quem tem dois filhos. Daniel Alves recebeu uma vitória do…
O filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre terá uma homenagem para Chadwick Boseman, protagonista da primeira obra da sequência, que faleceu em 2020. A atriz Danai Gurira, em entrevista à…
O atacante do Atlético Mineiro Paulinho, foi alvo de intolerância religiosa nas redes sociais, durante o duelo contra o Flamengo no Maracanã, no Rio, na última quarta-feira (29). O camisa…
Fonte: Agência Senado O Senado estuda retirar a vadiagem da lista de contravenções. Trata-se de um delito que existe no direito penal brasileiro desde os tempos do Império e enquadra…
Em clima de Páscoa, o chocolate faz parte do período. Ovos, bombons, barras fazem parte da cultura dessa data comemorativa, e a cada ano novas receitas aparecem para levar novidades…