Um estudante da Zâmbia, Lemekhane Nyireda, morreu após lutar ao lado dos russos na Guerra da Ucrânia. O jovem de 23 anos, estava preso na Rússia desde abril de 2020. Ele cumpria uma sentença de 9 anos e seis meses, mas as autoridades do país de origem do homem não o motivo dele ter ido para guerra.
O ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Stanley Kakubo, comunicou que as autoridades foram informadas pelo governo Russo após a morte de Lemekhane Nyireda. As informações russas apontam que o corpo do jovem foi encontrado em 22 de setembro na cidade de Rostov.
“Em vista deste triste desenvolvimento, o governo da Zâmbia solicitou às autoridades russas que forneçam informações urgentes sobre as circunstâncias em que um cidadão da Zâmbia, cumprindo pena de prisão em Moscou, poderia ter sido recrutado para lutar na Ucrânia e posteriormente perder a vida”, disse Stanley Kakubo para Associated Press.
O jovem estava sob custódia em uma prisão de segurança média perto de Moscou. Em agosto deste ano, a Rússia supostamente estaria contatando prisioneiros condenados para lutar na guerra da Ucrânia em troca de liberdade. Stanley Kakubo está em contato diplomático com os russos para averiguar como Lemekhane Nyireda parou na guerra.
Leia também: Defesa de Brittney Griner recorre de condenação na Rússia relacionada a drogas
Estudande de engenharia nuclear no Instituto de Física de Engenharia de Moscou, Lemekhane Nyireda, sendo um estudante patrocinado pelo governo da Zâmbia. As autoridades russas não divulgaram o motivo pelo qual o jovem foi condenado.
0 Replies to “Estudante da Zâmbia morre após supostamente lutar pela Rússia em troca de liberdade”