10 livros de autores negros da literatura nacional que você precisa conhecer

pexels-andrea-piacquadio-3772508-scaled.jpg

A literatura brasileira possui uma série de obras literárias escritas por pessoas negras, de gêneros que vão desde a ficção até materiais mais didáticos e instrutivos, principalmente sobre a temática racial. A abrangência do trabalho de autores negros é bastante plural e diversa. 

Por isso, estimular a leitura de obras escritas por autores negros brasileiros, com temas pertinentes à comunidade negra, faz parte de ser antirracista. A seguir, o Notícia Preta preparou uma lista com 10 livros nacionais escritos por autores pretos brasileiros dos mais aclamados, aos mais discretos. 

  1. Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves

É um romance que conta a história de uma mulher africana idosa que viaja para o Brasil para achar um filho perdido. Ao longo do processo ela vai contando histórias sobre a sua vida.

  1. Quarto de despejo: Diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus

É uma autobiografia de Carolina Maria de Jesus em que ela conta sobre sua experiência sendo uma catadora de papel, morando na comunidade do Canindé, em São Paulo, criando seus três filhos.

  1. Chica da Silva: Romance de uma vida – Joyce Ribeiro

O livro é um romance que conta a história de Chica da Silva, uma mulher mineira que foi escravizada e que recebeu a alforria e foi companheira de um rico desembargador.

  1. Olhos d’Água – Conceição Evaristo

No livro a autora aborda as violências urbanas e a pobreza que acomete a população afro-brasileira a partir de vários contos protagonizados por mulheres. 

  1. Escritos de uma vida – Sueli Carneiro

No livro é composto por vários textos em que a  autora fala sobre as duas opressões que cometem mulheres negras: de gênero e de raça. 

Leia Também: Jovens de São Paulo lançam livros com vivências periféricas

  1. Na minha pele – Lázaro Ramos

No livro o ator, diretor e escritor Lázaro Ramos compartilha com os leitores suas experiências, convidando-os a fazer parte “da sua pele”, e refletindo sobre importantes questões acerca de questões de gênero, raça, família, entre outros.

  1. Tudo Nela Brilha E Queima – Ryane Leão

Um livro de poesia escrito por uma mulher negra, que explora sua ancestralidade e experiências para desenvolver seus versos, e empoderar outras mulheres.  

  1. Quem tem medo do feminismo negro? – Djamila Ribeiro

Um livro que aborda teorias do feminismo negro, e estimula discussões com relação a gênero e raça, usando também suas próprias experiências.

  1. Quando me descobri negra – Bianca Santana 

O livro fala sobre o processo de se reconhecer como uma pessoa negra e sobre o racismo velado do dia a dia.

  1.  Por um feminismo afro-latino-americano – Lélia Gonzalez 

O livro reúne a obra da Filósofa, antropóloga, professora, escritora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez, assim como suas análises.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

0 Replies to “10 livros de autores negros da literatura nacional que você precisa conhecer”

Deixe uma resposta

scroll to top