A atualização dos dados para as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) vai até está sexta-feira (11). O prazo foi prorrogado por 30 dias devido às grandes filas formadas em frente aos Centros de Referências em Assistência Social em todo o país.
O Ministério da Cidadania informou que neste ano somente as famílias que fizeram a atualização de dados pela última vez em 2016 e 2017 vão precisar colocar em dia as informações de cadastro junto aos municípios.
Devido a pandemia de Covid-19, as atualizações vão ser realizadas por escala. As famílias que renovaram o registro pela última vez em 2018 e 2019 serão convocadas em 2023.
Dados do Ministério da Cidadania informam ainda que 798,8 mil pessoas aptas a atualizar as informações do CadÚnico este ano ainda não compareceram no Cras. Destas, 234,4 mil recebem o Auxilio Brasil.
Ter o Cadastro Único atualizado é pré-requisito para que os beneficiários tenham acesso ao pagamento do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Comunitária – BPC, tarifa social de energia elétrica e ID Jovem, que garante gratuidade em passagens de ônibus intermunicipais, além de descontos em entradas para cinema, teatros, shows e outros eventos.
Para saber se foi convocado para a atualização de dados cadastrais do CadÚnico este ano, os beneficiários devem baixar no App CadÚnico, disponível para Android e IOS, ou acessar a versão web no endereço cadunico.cidade.gov.br. É preciso estar logado no gov.br.
Nessa página é possível encontrar ainda o endereço dos postos de atendimento mais próximos. A atualização é feita presencialmente e quem é convocado precisa se dirigir a um polo do Cras no seu município.