Um dos ministérios a ser criado pelo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o dos Povos Originários e um nome de consenso na equipe de governo é da primeira deputada federal indígena eleita pelo Estado de São Paulo, Sonia Guajajara (PSOL).
O nome da parlamentar é um dos mais indicados e apoiados por grupos indígenas que se reuniram no final de semana em Brasília, além de ter recebido o apoio de integrantes da equipe de transição do governo Lula. Dentre os apoiadores estão a esposa do presidente eleito, Rosângela da Silva, a Janja; a ex-ministra Marina Silva, cotada para o Meio Ambiente; e o senador Randolfe Rodrigues (Rede).
Segundo informações do jornalista Daniel Biasetto, de O Globo, Sônia está “fortemente inclinada a aceitar o desafio” e um possível convite “será amplamente debatido com o movimento indígena”. A parlamentar chegou ao Egito nesta quinta-feira (10) para participar da Cop27, conferência climática que conta com a participação de líderes mundiais. O presidente eleito, Lula, viaja para o Egito na próxima segunda-feira (14).
Ainda de acordo com O Globo, outros nomes foram sondados como da também deputada federal eleita por Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL-MG), Joênia Wapichana (Rede-RR), Ailton Krenak e Beto Marubo foram sondados pela equipe de transição, mas sem convite formal.
Leia também: Célia Xakriaba é a primeira Deputada Federal indígena eleita pelo estado de Minas Gerais
O Ministério
Após a vitória no segundo turno das eleições presidenciais, Lula disse que o intuito do seu governo é criar mais 10 ministérios, subindo de 23 para 33 pastas. Segundo o presidente eleito, a criação do Ministério dos Povos Originários é uma “resposta aos indígenas”. “Para que eles nunca mais sejam desrespeitados, para que eles nunca mais sejam tratados como cidadãos de segunda categoria”, disse Lula em seu discurso em uma Avenida Paulista tomada por apoiadores.
0 Replies to “Sonia Guajajara (PSOL-SP) é cotada para o Ministério dos Povos Originários do governo Lula”