No próximo dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, será realizada a 5ª edição do Festival de Curimba: a celebração da cura, no Memorial Zumbi, na cidade de Volta Redonda, região Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Promovido pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), o Festival de Curimba é um evento que fomenta a cultura dos Povos Tradicionais, e tem por objetivo preservar a memória, estimular o empreendedorismo, e a união dos terreiros, dos artesãos e artistas. Além disso, a divulgação da cultura musical associada às tradições Afro-Brasileiras, o estímulo à preservação do samba de terreiro e matriz cultural. Ele visa também incentivar e estimular a produção cultural de músicos, percussionistas, compositores e bailarinos, dentre outras formas de manifestação da tradição cultural Afro-Brasileira.
Desde de 2016 o evento é realizado durante a semana da Consciência Negra em Novembro. Agora, em 2022, após dois anos, o festival volta a ser celebrado, buscando cura e a saúde, com atividades culturais diversas. No evento será realizada a Feira das Marias, a partir das 8h, e, às 14h, terão início às apresentações artísticas. Todo o evento será transmitido ao vivo pela Rádio CENSG e também nas redes sociais.
Leia também: Espetáculo de dança “Quilombo” destaca cultura periférica como refúgio e resistência
A realização do 5° Festival de Curimba é de responsabilidade do Coletivo Kekerê, grupo de estudo e fomento da cultura afro brasileira do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia.