A temporada com o espetáculo afrofuturista gratuito ƎX-MAGINATION conta a história da alienígena ƎX, ser extraterrestre que inicia uma jornada de autodescoberta na Terra. Após aterrissar sem memória em terreiros da grande Belo Horizonte (BH) ela passa de casa em casa para recuperar a memória e entender sua missão de vida.
A primeira sessão é nesta sexta-feira (21) a partir das 19h na casa da mãe do músico Sérgio Pererê, o Terreiro de Dona Fininha (Rua Passo Fundo, nº 110 -Novo Glória). A entrada é gratuita e sujeita a lotação. Em sua caminhada, ƎX será ajudada pelo afeto e respeito incondicional existente no futuro afrofuturista de nosso planeta.
Michelle Sá, atriz que dá vida à ƎX no monólogo, diz que a principal mensagem do espetáculo é: “trazer a ideia de que a gente pode imaginar futuros possíveis em que cada uma pode ser e estar da forma que se é. Sem sobrepor ou violentar a existência do outro.
ƎX-MAGINATION convida os espectadores a embarcarem em uma viagem encantada, onde nosso planeta se encontra no estágio de evolução tão sonhado por muitas pessoas: um lugar em que o amor e a convivência pacífica entre seres diferentes prevalecem. A alienígena negra cai na Terra vinda do planeta LSP-44, dimensão em que a ganância e a intolerância instauraram uma crise biológica e social, que em muito se parece com a realidade atual de nossas sociedades.
“Por mais que nosso presente esteja complexo, principalmente para nós, mulheres negras sapatonas, que pertencemos à uma minoria representativa. Podemos amar da forma que a gente concebe e vive o amor, e isso não deve ser motivo para oprimir, para silenciar nossas existências”, explica ainda Sá.
Fugindo de guerras, racismo, violência de gênero, falta de água, e homofobia, a personagem ƎX, uma cidadã da sociedade de mulheres lésbicas, as Gingas, e inicia uma jornada em busca de suas memórias, perambulando terreiros onde vivem famílias negras. Nestes lugares ancestrais, ela encontra o acolhimento, o amor familiar e afeto entre mulheres, e o contato com a terra, água e plantas, que fertilizam a sua busca pelo autoconhecimento.
A dramaturga do espetáculo, a poeta Nívea Sabino, afirma que o público pode esperar “um passeio junto a ƎX que, com os pés no terreiro, desloca senão por um instante, a nossa concepção de Mundo e, nos convida a beber das águas de Mulheres Negras, a nos permitir se banhar e, fazer a travessia do espetáculo que fala de amor e sobre a nossa relação com as águas e os terreiros de nossas casas.”
O processo de criação do espetáculo envolveu encontros e rodas de conversa com mulheres negras lésbicas, onde as experiências singulares da vivência sapatão foram compartilhadas para fazer parte do DNA de ƎX-MAGINATION, que contém sua equipe de criação majoritariamente negra, feminina e sapatona.
“Queremos falar sobre a realidade dessas mulheres. Esse projeto, além de ser uma obra teatral, é sobre conversar e entender a vida de quem possui uma vivência sapatão ou bissexual. Nos vermos dentro do teatro, as nossas histórias serem contadas por nós mesmas” diz Michelle Sá.
O projeto foi pensado para ser itinerante e se apropriar de cada terreiro em que a nave da extraterrestre irá aterrizar. Foram selecionados espaços da cidade que representam um marco para a cultura negra belorizontina. Além do terreiro onde Dona Fininha criou sua família, entre ela, seu filho, o músico popular Sérgio Pererê, a peça será apresentada no terreiro da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, da matriarca Belinha, representante das irmandades do congado e da cultura popular negra no Estado de Minas Gerais no dia 22 de outubro. A programação segue até o dia 26 de novembro, confira a programação completa AQUI.
SERVIÇO
Evento: Espetáculo ƎX-MAGINATION
Tema: Ficção científica, afrofuturismo e mulheres negras.
Quando: 21/10/2022 às 19:30
Onde: Rua Passo Fundo, nº 110 – Novo Glória
Preço: Gratuito, sujeito à lotação do espaço.