Vivendo do MEU Negócio: o desafio possível

afroempreendedorismo.webp

Por Juliana Morais*

Muitos são os desafios de tirar o sonho empreendedor da gaveta e tornar realidade, aquela vontade de ser dono, de não ter chefe, de ter dinheiro toda hora, poder viajar de longas férias, isso sem falar de curtir todos os feriados prolongados com a família em uma praia bem tranquila. Se foi assim que você sonhou que é a vida de um empreendedor, esquece!!!

Para ter sucesso na sua trajetória e ter bons resultados empreendendo, precisa de muito foco, disciplina, determinação, coragem e vontade de fazer dar certo. De acordo com o Instituto Data Favela, 41% dos moradores de comunidades já abriram um negócio próprio enquanto 54% afirmam que recorrem a “bicos” ou horas extras para complementar a renda de cada mês.

Foto: Unsplash

Quando falamos de negócios que nascem por uma necessidade, claro, pensamos logo em comunidades e favelas que tem em seu DNA de nascimento a vontade de empreender e poder transpor as barreiras do engessamento CLT que é imposta pela sociedade desde que nos entendemos por gente.

Somos uma nação com mais de cinco mil favelas e beiramos as 18 milhões de pessoas que, em suas comunidades, fazem a coisa acontecer, criam produtos, recriam ideias, lançam moda, e jogam luzes para as positividades das favelas, e ai, plagiando nosso querido Celso Athayde, “A favela não é Carência, a favela é Potência”.

E bota potência nisso, os números falam por sí: são mais de R$ 119,8 bilhões movimentados em um ano, e essa movimentação financeira é maior que muitos estados do Brasil, segundo dados da pesquisa “Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras”, desenvolvida pelos institutos Data Favela e Locomotiva, e encomendada pela Comunidade Door.

Leia também: Diversidade e inclusão: um caminho de investimentos que traz resultados

Para fazer possível e ter sucesso na vida empreendedora, é preciso se dedicar muito ao seu negócio, criar uma rotina produtiva, fazer uma boa gestão de tempo, e nada de passar o dia todo apagando “incêndio”. Aposto que você já se viu nessa situação de passar o dia todo, colocando energia em situações que parecem não ter fim e que nada acrescentam ao seu negócio, só faz protelar a necessidade de planejar. Isso mesmo, planejar seu negócio é preciso e necessário.

Coloque no papel o seu sonho, faça da maneira que te deixe mais confortável, caderno, agenda, computador, celular, não importa, planeje, entenda primeiro quem é você no seu negócio? Depois siga criando uma meta. Ahhh! Nada de metas malucas e inacessíveis, crie algo que esteja compatível com a realidade do seu negócio, depois pense, qual caminho preciso percorrer para chegar nessa meta?

Vai colocando tudo ali, visível para você no seu dia a dia. Vamos lá, criou sua meta, viu qual caminho tem que percorrer, agora coloque prazo, não deixe nada solto, toda ação tem que ter prazo e você também precisa saber, quem irá executá-la. Feito isso, a primeira fase do seu planejamento já está em movimento, agora busque por parcerias de qualidade, fornecedores comprometidos e nunca se esqueça seu primeiro parceiro é seu cliente, sem ele não existe negócio.

Foto: Freepik

A trajetória de um empreendedor é cheia de dúvidas, inseguranças e lotada de vontades e sonhos, por isso, é bom estabelecer datas, que estarão ligadas às suas ações, mudanças de mentalidade e comportamento. Ahhh! por falar em mudança de comportamento, sabe aquele dinheiro da empresa que você acha que é seu e que pode tirar do caixa todo dia a qualquer momento? Lamento te informar, não é seu e você não pode fazer do caixa da sua empresa a sua bolsa pessoal.

Se você deseja ter sucesso, liberdade financeira, e autonomia empreendedora, comece criando data para as suas retiradas financeiras, uma vez por semana, a cada quinze dias, mensalmente, você decide, mas é importante que essa rotina se estabeleça o quanto antes para que haja saúde para seu negócio e o caminho seja próspero. Parece difícil, mas quando você começar a anotar tudo que entra e sai da sua empresa, vai perceber que poderia gastar menos e vender mais, essa atitude te dará um norte de gestão que vai fazer toda diferença no seu sucesso empreendedor.

Gostaram das dicas? Então bora colocar em prática! Empreendedores encontro todos vocês no Tooopoooo!

Juliana Morais é Palestrante e Consultora especialista em Gestão de negócios de favela. Mentora da Escola de Negócios Da Favela, parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) e Central Única das Favelas (Cufa)

0 Replies to “Vivendo do MEU Negócio: o desafio possível”

Deixe uma resposta

scroll to top