Um vídeo registrou o momento em que dois policiais militares da cidade de Manaus-AM agrediram um motociclista durante o que os PMs chamaram de abordagem. O registro mostra o momento em que um dos policiais grita palavrões e rasga a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motociclista.
Uma mulher que se identificou como juíza e via a cena da janela foi quem interveio e fez cessar as agressões. No vídeo ela diz pede para que os policiais façam o trabalho deles e que prendam o rapaz se algo ilegal foi encontrado. “Não tem pessoa que mais apoia e admira a polícia. Agora, eu não vou admitir o que aconteceu aqui”, diz a mulher no vídeo, ainda não identificada.
A isso um dos policiais, que rasgou a carteira de habilitação, disse que o homem havia negado a parada e que ele poderia estar armado “com uma faca, um revólver”, argumentou o policial militar. No vídeo, durante as agressões é possível ver que o segundo policial militar manteve a mão na arma a todo momento.
Um áudio que circulou entre os grupos de entregadores da cidade tem um registro atribuído à vítima em que o entregador relata: “Eles entraram para a esquerda e não deram pisca [alerta]. Aí eu buzinei, e disse: ‘Dá o pisca, meu patrão’, só isso. Daí eu segui normal, e lá na frente eles me encostaram, daí eu parei, e subi a calçada, e eles começaram a me agredir”, contou o trabalhador.
A empresa para a qual ele fazia as entregas confirmou a versão do motociclista de que ele prestava serviços para o restaurante quando “sofreu agressão física e psicológica por dois policiais militares”.
Leia também: 56% das vítimas de letalidade policial em SP são negras, aponta pesquisa
A ação aconteceu na tarde de domingo (25), em frente a um condomínio residencial, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que apura o caso.
Nota Secretaria de Segurança Pública do Amazonas:
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informa que tomou conhecimento do fato e determinou instauração do processo administrativo disciplinar pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da instituição para que o caso seja devidamente apurado e que as medidas administrativas em relação ao ocorrido sejam tomadas.
A PMAM ressalta que não compactua com eventuais desvios de conduta praticados por seus policiais.
A Corregedoria-Geral da SSP-AM vai acompanhar o processo disciplinar a ser instaurado pela PMAM. A SSP-AM também reforça que não compactua com quaisquer desvios de conduta de agentes da Segurança Pública estadual, tendo o dever legal de apurar o fato.
0 Replies to “Policiais Militares agridem e rasgam CNH de entregador em Manaus”