Oficinas terão 8 horas de carga horária, com atividades práticas e teóricas
Na próxima quarta-feira (28) a instituição sociocultural Cinema Nosso oferece a formação ‘Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual’. Ao todo, são 30 vagas para as oficinas de ‘Colagem digital na construção de narrativas ‘e ‘Podcast Ficcional’ (no formato presencial) e ‘Pixel Arte’.
Reconhecida como a maior e mais popular escola de audiovisual e novas tecnologias, o Cinema Nosso contribui para a formação e construção de carreiras de mulheres negras e periféricas. As oficinas irão ocorrer dia 28 de setembro, de forma gratuita, na sede do Cinema Nosso (Rua do Rezende, nº 80.Lapa, RJ).
O avanço da tecnologia no mercado de trabalho
Com o passar dos anos, a tecnologia vem ganhando cada vez mais força no mercado de trabalho. Com a expansão das plataformas de streaming e a versatilidade dos smartphones, cada dia se torna mais necessário estar antenado às novas tecnologias.
Através do projeto Empoderamento do Cinema Nosso, jovens negros de 18 a 35 anos (moradores do Rio de Janeiro), poderão vivenciar e aprender sobre essa necessidade, contribuindo e impulsionando para o crescimento do mercado digital.
As oficinas terão cerca de 8 horas de carga horária, incluindo atividades práticas e teóricas. Na oficina de ‘Colagem digital’, o aluno aprenderá a construção de narrativas e a colagem digital como uma forma de contar suas histórias – além de conhecer as possibilidades de construção do processo criativo, construção de paletas de cores a partir dos sentimentos, tipos de recorte, a escolher fotos, intervenção manual e palavras chaves e também a aplicar o uso dos programas de Illustrator e Photoshop.
Leia também: Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul completa 15 anos
Já na oficina de ‘Podcast Ficcional’, por se tratar de uma área popular e a linguagem ficcional estar em alta devido aos conteúdos de true crimes, o aluno irá aprender técnicas para a elaboração de roteiro e projeto de um podcast, além do uso de softwares de edição.
O Cinema Nosso
Cinema Nosso é uma instituição social e cultural que foi fundada no ano 2000 a partir do processo de seleção do filme premiado “Cidade de Deus” (Cidade de Deus). Atualmente, com mais de 10 anos de luta pela democratização audiovisual, é uma das maiores escolas populares de cinema da América Latina. Mais de 3500 jovens participaram dos cursos regulares. Ao todo, já foram oferecidas mais de 157 oficinas, e mais de 159 filmes curtos foram produzidos, bem como centenas de exposições públicas e participação em festivais nacionais e internacionais.