Ator, cantor, dançarino, apresentador e afroempreendedor: Serjão Loroza lança, nesta sexta-feira (5) a Coleção Z, sua marca de roupas em parceria com Marah Silva, estilista, figurinista e CEO do Ateliê Cretismo.
“A Coleção Z chega trazendo alegria, criatividade, autoestima e acessibilidade para todos. Porém, chegar até aqui não foi fácil. Eu excluí a moda durante muitos anos da minha vida, porque lá atrás, eu não tinha uma relação amistosa. Nunca fiz parte do padrão de beleza imposto pela sociedade. Mas, com o passar do tempo, depois de um desfile que realizei, vi que essa relação com a moda poderia melhorar e que eu não precisava sentir vergonha”, conta Loroza.
Ele revela também que, ao conhecer a estilista, passou a entender e a abraçar seus diferentes estilos, o que despertou sua curiosidade para olhar a moda como um meio a ser investido. “A marca veio para preencher e ocupar um espaço que ainda é pouco valorizado. O nosso grande objetivo ao montar a coleção foi trazer a essência de que gostar de si mesmo é um processo irreversível. Por isso, o nosso lema é que o seu padrão de beleza precisa ser o seu espelho de autoamor, porque tudo começa com a autoestima”, declara.
Ele lembra ainda que a autoestima e o autocuidado são extremamente necessários, inclusive para a saúde mental. “Você precisa gostar de você e se admirar em primeiro lugar. Não é papo furado, é a grande verdade. Tive a maior prova disso, por exemplo, quando vesti o macacão que vai ter na coleção. Nunca foi fácil achar um macacão pra mim e, apesar do nome ser tão sensível à comunidade preta, me senti bem com aquela roupa. Quero que todo mundo se sinta bem ao se vestir. Quero que todos fiquem bem na fita”, completa.
Marah revela também que os diferentes estilos de Loroza foram o ponto de partida para começar a elaborar o conceito de cada peça para atender aos públicos mais vulneráveis, como negros, LGBTQIA+, plus size e mulheres. “Quando comecei a desenhar e a montar todo o escopo com o Serjão, já sabia que ele seria meu ponto de partida. A alegria e o astral dele precisavam fazer parte da essência da marca. Ele é uma pessoa vibrante, enérgica”, conta.
“A coleção chega em um momento estratégico, pois passamos por um período muito complicado e difícil. Então, ela traz alívio e felicidade. Nós desenvolvemos uma coleção para que todos se sintam representados e, principalmente, que a pessoa, ao vestir, ame o seu reflexo no espelho. Queremos ver uma onda de autoestima dominando as pessoas com a Coleção Z. Por isso, digo que o alto astral determinou toda a coleção”, conclui Marah.
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“Para mim, o empreendedorismo é a salvação da humanidade. É você conseguir dar voz e espaço para todos e, principalmente, para a minoria. Por exemplo, sou um afroempreendedor: vou da cachaça à roupa. Quero atrair cada vez mais parceiros que se identifiquem com meus ideais e propósitos. Por isso, o site vai se chamar Zona Z, porque o Z é alegria, é felicidade e vai ser o local onde você vai poder encontrar tudo o que precisar”, finaliza Loroza.