Por Marina Lopes
As eleições de 2022 terão mais candidatos autodeclarados indígenas do que em 2018, de acordo com pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). No total, são 172 candidaturas indígenas no Brasil, o que representa um aumento de 32% com relação à última eleição.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 897 mil etnias indígenas, o que representa 0,5% da população brasileira. “Se considerarmos a proporção de indígenas no total, saiu de 0,47% para 0,62% no universo geral de candidaturas[…] Portanto, no que se refere às candidaturas, os indígenas estão representados nessas eleições. Os números permitem imaginar uma aposta dos povos indígenas na disputa pela institucionalidade que, neste país, sempre foi reduto de brancos”, indica estudo feito pelo Inesc.
As candidaturas para cada cargo estão distribuídas da seguinte forma:103 candidatos para deputado estadual, 55 para deputado federal, dois para governador, dois para senador, quatro para vice-governador, dois para deputado distrital, dois primeiros suplentes e um segundo suplente.
No total das candidaturas, 90 são homens e 82 de mulheres, representando uma maior equidade. Também há uma candidata que, pela segunda vez, concorre à vice-presidência: Raquel Tremembé, ou Kunã Yporã, do PSTU, disputa na chapa de Vera Lúcia, do mesmo partido. Raquel é líder da etnia Tremembé, membro da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade e professora.
Leia também: Prorrogada presença da Força Nacional em terra indígena no RS
O Inesc também fez um levantamento sobre a profissão dos candidatos indígenas: 20 deles se declaram como professores, 11 são servidores públicos, 11 agricultores e 8 empresários. Estes somam juntos um patrimônio de mais de R$ 2,3 milhões. Além disso, tem os que se autodeclaram políticos: seis concorrem a deputado estadual e um a deputado federal.
Candidaturas distribuídas por estado brasileiro:
- Norte: 69
- Roraima: 27
- Amazonas: 18
- Acre: 9
- Amapá: 4
- Rondônia: 4
- Tocantins: 4
- Pará: 3
- Nordeste: 35
- Pernambuco: 8
- Ceará: 6
- Bahia: 5
- Maranhão: 4
- Rio Grande do Norte: 3
- Paraíba: 3
- Piauí: 3
- Sergipe: 2
- Alagoas: 1
- Centro-Oeste 19
- Mato Grosso do Sul: 11
- Mato Grosso: 4
- Distrito Federal: 3
- Goiás: 1
- Sudeste: 33
- São Paulo: 13
- Rio de Janeiro: 11
- Minas Gerais: 6
- Espírito Santo: 3
- Sul: 15
- Rio Grande do Sul 6
- Paraná: 5
- Santa Catarina: 4
0 Replies to “Pesquisa aponta crescimento de candidaturas indígenas nas eleições 2022”