Guardas Municipais são afastados após chutarem cabeça de motociclista em BH

images.jpeg

Três agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte foram afastados das atividades depois de serem filmados chutando a cabeça de um motociclista durante uma abordagem. A decisão do Comando da Guarda saiu na última segunda-feira (11).

Os agentes agridem o motociclista no semáforo – Vídeo: Reprodução

O caso aconteceu dia 3 de julho, quando os agentes abordaram um motociclista na Rua Pouso Alegre, região Leste de Belo Horizonte (MG). Em um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de um prédio próximo, é possível ver o momento em que a viatura intercepta a moto e começam as agressões.

Em nota, a Guarda Municipal disse que o fato é “extremamente grave” e instaurou um processo administrativo disciplinar para apurar a motivação da operação e, preventivamente, os três envolvidos na ação foram afastados.

O advogado Júlio Maurício Madureira e a namorada foram presos por tentar intervir na ação dos agentes. Os dois estavam no carro, parados no semáforo que o motociclista foi abordado. “Fomos presos pela mesma guarda como forma de intimidação e descredibilização”, disse em entrevista ao G1.

O advogado também disse que os guardas tentaram descredibilizar a presença dele e da namorada, criando situações hipotéticas que não se sustentaram. “Eu e minha namorada terminamos presos por isso. Em um primeiro momento alegaram embriaguez, usando os outros agentes para ‘testemunharem’ isso, sendo que eu não bebo e me submeti ao exame no IML. Me acusaram de desacato e ameaça, relataram em dado momento que tiveram a impressão de que eu estivesse armado. Criaram uma série de circunstâncias para gerar falta de credibilidade como reação ao que eu presenciei”, lembra Maurício.

Precisamos de correr atrás desse vídeo, pois ele já tira toda a fé pública desses agentes. Eu fui ajudar uma pessoa que nunca vi na vida e fui acusado de crimes, mas, tudo o que fiz, foi para que não existam novos Amarildos e Genivaldos”, finaliza.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top