Será lançado nesta terça-feira (23) o livro “E se desse para DENEGRIR?”, do ator e compositor Thiago Thomé, que conta a história de uma família negra rica, que resolve inverter a ordem social de um país, promovendo verdadeira revolução racial, tendo como aliadas tecnologia e ciência.
Uma mãe e seus cinco filhos – três homens e duas mulheres – somam seus talentos e habilidades profissionais para conseguir trocar de lugar com os principais líderes das estruturas sociais, igualando as relações de poder e oportunidades entre brancos e negros e revolucionando as organizações sociais ao melhorar, drástica e necessariamente, as condições de vida da população preta.
Com isso, os protagonistas interferem na mídia e na política do país. O texto é dinâmico e repleto de adrenalina. Segundo o autor, o livro é uma ficção que traz a importante reflexão sobre as relações de poder e submissão entre as etnias. Thomé lembra ainda que o livro foi totalmente escrito na pandemia e já era uma desejo antigo. “Já tinha tentado escrever um livro outras duas vezes, mas nunca conseguia me dedicar pela correria da rotina. Aproveitei o tempo ganho com a paralisação inicial provocada pela pandemia do novo coronavírus e escrevi”, conta.
Leia também: Digitais Pretas realiza encontro afrocultural em Porto Alegre
Thomé conta que criou um ritual para escrever 1500 palavras todos os dias. “Todo dia, acordava às três horas da madrugada (bom horário para o processo criativo), acendia o cachimbo (em memória do meu pai, que era fumante) e bebia um copo de cachaça (acompanhado de um copo d’água e uma caneca de café), com a meta de escrever as 1500 palavras“, revela.
“Criei esse sistema e, de certa forma, era um momento de me conectar com minhas origens, minha ancestralidade, me ajudando na inspiração para compor a história. Quase como se o Thiago escritor fosse um personagem novo e esse ritual me ajudasse a conectar com ele”, conclui.
O lançamento será realizado nesta terça-feira (23), a partir das 17h, na Livraria Argumento, no Leblon. Para mais informações sobre o livro, acesse o perfil do autor no Instagram.