Atividades acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, municípios preparam programação especial no Brasil. A data é utilizada para celebrar a cultura negra. Em várias cidades, a oportunidade é aproveitada para divulgar trabalhos, promoções e entre outros
Veja as programações em cada cidade:
Rio de Janeiro
A partir desta sexta-feira (19) até o domingo (21), a Prefeitura do Rio de Janeiro está com uma programação especial em celebração a cultura negra. Confira:
Sexta-feira (19/11)
– Feira de artesanato e gastronomia no pátio externo do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, na Cidade Nova. Das 9 às 17 horas.
– Palestra sobre Finanças Pessoais na Casa da Mulher Dinah Coutinho, em Realengo, a partir das 14h.
– Às 18 h, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura o Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O evento incluirá um pocket show de Áurea Martins, cantora com mais de seis décadas de carreira.
– Às 21h, o Teatro Rivalzinho, na Cinelândia, recebe o Baile da Velha Guarda do Funk, que contará com apresentações dos DJs Vinil, Marcelinho, Gello, Ricardinho e Galo da Rocinha.
Sábado (20/11)
– Às 6h, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais, entre as quais uma apresentação do Maracatu Baque Mulher, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, localizado na Avenida Presidente Vargas.
– Às 9h, Dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Centro.
– Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde. Já o grupo Terreiro de Crioulo interpreta clássicos e novidades do samba na Toca da Criolice, em Padre Miguel, a partir das 11h. À tarde, às 16h, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.
– À noite, o Planetário do Rio recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes, às 19h.
– Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, às 18h, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19h, com todos os solistas negros. Os ingressos estão à venda pelo site http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/. O Cristo Redentor, por sua vez, ganha uma iluminação especial para marcar a data.
Domingo (21/11)
A Secretaria Municipal de Cultura realiza uma feira no Parque Madureira, a partir das 9h, onde haverá a Batalha dos Barbeiros. Profissionais da área podem se inscrever no local a partir das 10h. Às 13h, tem início a competição. Também a partir das 9h, a roda de samba do grupo Ofarerê agita a Praia dos Amores, na Barra da Tijuca.
Em São Paulo
Entre as atividades, a cidade realizará exposição de artista negro dentro de um motor. A partir da última quinta-feira (18), até sábado (20), o Metrô exibe, na estação Sé, a exposição “Aceita?”, do artista paulista Moisés Patrício,
Em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, através da Superintendência de Igualdade Racial, realiza uma Feira Multiétnica.
Sábado (20/11)
Feira Multiétnica: venda de produtos e serviços, inclui ainda momentos de fala sobre a temática de igualdade racial e apresentações culturais.
Horário: 16h às 20h
Local: Cepal Jardim América
Sábado (20/11)
Feira das Pretas
– 16:45h – Abertura Feira das Pretas- Saudação produção Feira das Pretas e apoio institucional – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Ações Afirmativas
– 17h – Musical Poético Performático
– 18h – Apresentação Samba de roda- Sambadeiras de Bimba
Roda de Capoeira: Mestre Charme e Mestre Goaino
Domingo (21/11)
15h – Musical Poético Performático
Canto: Milca Francille e Renata Caetano
Músico: Diego Amaral
Performances
Luciana Caetano
16h Desfile Mix Feira das Pretas+ – ENCERRAMENTO