Um dos quatro foragidos por estupro coletivo se entrega à polícia

Captura-de-tela-2026-03-03-113643.png

Foto: Reprodução

Mattheus Verissimo Zoel Martins, de 19 anos, suspeito de fazer participar de um estupro coletivo contra uma adolescente de 17 anos, compareceu com a defesa à 12ª DP (Copacabana)

Na manhã desta terça-feira, um dos quatro foragidos no caso de estupro de uma adolescente de 17 anos se entregou a polícia. Mattheus Verissimo Zoel Martins, de 19 anos, compareceu com a defesa à 12ª DP (Copacabana), onde o caso é investigado.

Outros três investigados, Bruno Felipe dos Santos Allegretti, de 18 anos; João Gabriel Xavier Bertho, de 19 anos; Vitor Hugo Oliveira Simonin, de 18 anos seguem foragidos até a última atualização desta reportagem. O caso ocorreu no dia 31 de janeiro, quando a vítima foi convidada pelo adolescente, colega de escola e ex namorado para ir ao apartamento de um amigo dele, na Rua Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Um dos quatro foragidos no caso de estupro de uma adolescente de 17 anos se entregou a polícia. Mattheus Verissimo Zoel Martins, de 19 anos, compareceu com a defesa à 12ª DP (Copacabana), onde o caso é investigado
Foto: Reprodução

O adolescente apontado como responsável por convidar a vítima responderá por ato infracional análogo ao crime. O procedimento foi desmembrado e encaminhado à Vara da Infância e Juventude, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, e sua identidade é mantida em sigilo.

Mãe da vítima diz que filha pensou em desistir da vida

Culpa, medo e vergonha é o sentimento descrito pela adolescente vítima de estupro no Rio de Janeiro no dia 31 de janeiro. Em entrevista a mãe da jovem revela que a filha pensou em desistir da vida após ter sido violentada por 4 homens e um adolescente. “Logo assim que ocorreu, ela se sentia muito culpada e dizia que queria desistir da vida, por vergonha, porque achava que por onde passasse todo mundo ia apontar como estuprada e como culpada. Ela está conseguindo se conscientizar que não tem culpa, de que não está sozinha e de que ela importa. E que o ‘não’ dela é muito precioso e importa”, diz a mãe da vítima.

Segundo a mãe da vítima assim que se deparou com a filha e se deparou com ela após ver a situação da jovem foi direto para delegacia. A vítima relatou em depoimento que ao chegar no local e entrar no elevador, o adolescente e ex namorado avisou que os amigos estariam no local e sugeriu que fariam  “algo diferente”, proposta que afirma ter recusado. Já no apartamento, ela foi levada para um quarto e, enquanto mantinha relação sexual com o jovem, outros 4 homens entraram no cômodo.

Leia também: Polícia procura suspeitos de estupro coletivo contra adolescente de 17 anos

Segundo a vítima, após insistência do adolescente, ela concordou que os homens permanecessem no quarto com a condição que eles não a tocassem. No entanto, segundo o depoimento, os rapazes tiraram a roupa, começaram a beijá-la e apalpá-la, forçando a pratica sexual oral e sofrendo penetração por todos. A vítima também afirmou que levou tapas, socos e um chute na região abdominal, que tentou sair do quarto mas foi impedida pelos homens.

O laudo pericial e os exames realizados no Instituto Médico-Legal corroboraram o relato de violência, segundo a polícia. Imagens de câmeras de segurança do prédio e mensagens trocadas entre os envolvidos também foram reunidas para subsidiar o indiciamento.

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top