Adolescente cria fone que grava agressor e aciona ajuda para vítimas de violência

Screenshot-2025-12-01-15.42.07.png

Alerting Earpice, é um dispositivo criado por Bohlale Mphahlele que foi criado para ajudar mulheres em situação de risco

Imaginar ter um dispositivo discreto que pode gravar e acionar ajuda se você tiver sofrendo algum tipo de violência? Ele existe, criado por uma adolescente de 16 anos na província de Limpopo, na África do Sul. A jovem Bohlale Mphahlele desenvolveu um fone de ouvido inteligente que ao ser acionado por um botão discreto grava o agressor e envia a localização exata da vítima para contatos para contatos de confiança pré-definidos e para serviços de emergência.

Com o nome de Alerting Earpiece, o fone de ouvido permite que a vítima faça um pedido de socorro rápido e de forma discreta, sem que o agressor percebeça. A ideia ganhou destaque em 2020, quando conquistou medalha de bronze na Eskom Expo for Young Scientists, uma das maiores feiras científicas da África do Sul.

Alerting Earpice, é um dispositivo criado por Bohlale Mphahlele que foi criado para ajudar mulheres em situação de risco – Foto: Divulgação

Alerting Earpiece

Bohlale nasceu na província de Limpopo, na África do Sul, uma região marcada por altos índices de agressões contra mulheres. A invenção surgiu depois da jovem conhecer os dados que indicam números até cinco vezes maiores que a média global e relatos de violências em comunidades próximas.

Bohlale ainda cursando o ensino médio técnico desenvolveu o fone que chamou atenção de professores, jurados e organizações sociais. Após ganhar a feira a jovem apareceu na mídia e criou sua própria empresa, a Mphahlele Alerts, através da empresa a jovem busca parcerias para produção do dispositivo. O objetivo é que o fone inteligente chegue em comunidades vulneráveis, especialmente em lugares onde mulheres caminham longas distâncias para estudar ou trabalhar.

Leia também: Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite

Atualmente a jovem estuda tecnologia da informação e participa de uma incubadora voltada a jovens mulheres inovadoras. A estudante acredita que o fone de ouvido inteligente pode se tornar uma ferramenta global no combate à violência contra mulheres.

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top