Kerala pode se tornar o primeiro estado da Índia a erradicar a pobreza extrema

IMG_1644.jpeg

O ministro de Kerala, MB Rajesh, anunciou nesta quinta-feira (30), que o estado está prestes a se tornar o primeiro da Índia a eliminar a pobreza extrema. Segundo ele, essa foi uma das principais metas definidas logo na primeira reunião do segundo governo de Pinarayi Vijayan, em 2021, quando foi criado um programa específico para combater a pobreza mais severa.

Kerala está pronta para fazer história e se tornar o primeiro estado da Índia a erradicar a pobreza extrema”, afirmou Rajesh à agência ANI. Ele explicou que o governo identificou as famílias em situação mais vulnerável e criou planos personalizados para cada uma delas. Até agora, 64 mil famílias já conseguiram sair da pobreza extrema.

O ministro destacou que a primeira etapa do projeto foi mapear essas famílias com a ajuda da população, órgãos públicos e organizações sociais. O Instituto de Governo Local de Kerala chegou a treinar 4 milhões de pessoas para participar desse processo. Após o levantamento, cada família recebeu um plano dividido em ações imediatas, de médio e de longo prazo, que foram colocadas em prática ao longo dos últimos quatro anos.

Rajesh afirmou ainda que, “depois da China, Kerala será o segundo lugar no mundo a erradicar a pobreza extrema”.

Depois da China, Kerala está prestes a ser o segundo lugar no mundo a erradicar a fome no mundo Foto: Reprodução Internet

Apesar da comemoração, o presidente do BJP em Kerala, Rajeev Chandrasekhar, criticou o governo local por tentar se apropriar dos resultados. Ele afirmou que o mérito pela redução da pobreza no país se deve, em grande parte, às políticas do governo federal.

Chandrasekhar citou um relatório do Banco Mundial, divulgado em abril de 2025, que aponta que cerca de 20 milhões de indianos deixaram a pobreza extrema nos últimos dez anos graças a programas do primeiro-ministro Narendra Modi, como o Garib Kalyan Yojana, o PM Awas Yojana e a Missão Jal Jeevan. Segundo ele, esses programas tiveram impacto direto na melhoria das condições de vida da população.

O Banco Mundial divulgou em abril de 2025 um extenso relatório mostrando que, em um aumento sem precedentes no número de pessoas que saíram da pobreza nos últimos 10 anos, as políticas do Primeiro Ministro Modi ajudaram quase 20 milhões de indianos que viviam em situação de pobreza extrema a sair dela. Este é um fato e uma conclusão do Banco Mundial. Isso aconteceu por causa de uma série de políticas e programas do Primeiro Ministro que se concentraram em Gariba, Anna. Yojana, PM Awas Yojana, Missão Jal Jeevan e muitos outros esquemas que ajudaram a conseguir isso”, acrescentou.

Leia também: China exige diploma de influenciadores digitais para combater fake news

Deixe uma resposta

scroll to top