A declaração foi feita durante visita oficial a Jacarta, na Indônesia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (23) que vai disputar as eleições 2026 em busca de um quarto mandato. A declaração foi feita durante visita oficial do presidente brasileiro a Jacarta, capital da Indonésia. Lula falou sobre o tema com o presidente indónesio, Prabowo Subianto:
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu tô com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade e vou disputar um quarto mandato no Brasil. Nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Este meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, disse.

O presidente brasileiro em entrevistas recentes havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde, é a primeira vez que Lula confirma que estará como candidato na próxima eleição presidencial. Antes de assumir o mandato em 2022, o presidente disse que não pensava no futuro, nem em uma futura reeleição e que seu objetivo era ‘deixar o país preparado’.
Em pesquisa recente feita pela Genial/Quaest, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários testados para a eleições presidenciais de 2026. A indicação é que Lula teria entre 35% e 43% das intenções de voto.
Relação com a Indónesia
A afirmação ocorreu enquanto Lula abordava a relação entre os dois países, o petista também afirmou que pretende fazer com que a relação dos dois países seja valorosa:“Tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”
Leia também: “O mundo é desigual porque a economia, tal como ela é pensada, leva a um mundo desigual”, diz Lula na FAO
Em sua fala, Lula também defendeu o livre comércio “Nós queremos comércio livre e, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois e com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar.”
Lula também participa nesta quinta feira (23) de um fórum econômico com cerca de 200 empresários da Indonésia e do Brasil. O presidente pretende impulsionar a venda de proteína animal para o país indonésio.












