Mais de 160 celulares são roubados por dia na cidade de São Paulo

image.jpeg

O primeiro semestre de 2025, marca na cidade de São Paulo o registro de mais de 35 mil roubos de celulares, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Isso equivale a uma média de mais de 160 casos por dia apenas na capital, que equivale a quase sete roubos de celular por hora.

Apesar de o número representar uma leve queda em relação ao mesmo período do ano passado, os índices continuam altos. A capital concentra a maior parte das ocorrências de roubo de celular em todo o estado. Segundo os dados, somente em julho foram mais de 5 mil aparelhos roubados; mesmo com ações de policiamento, o número segue crescendo.

Apesar dos esforços, os números revelam que o roubo de celulares continua sendo um desafio persistente para a segurança pública paulistana – Foto: Free pick.

Segundo dados oficiais, mais da metade dos celulares roubados em todo o estado se concentram na cidade de São Paulo. A capital lidera o ranking estadual, seguida por municípios da Região Metropolitana, como Guarulhos e Santo André.

A SSP informou que tem reforçado operações de combate à receptação de celulares roubados. Além disso, ações como o monitoramento por câmeras de vigilância, aumento do patrulhamento ostensivo e a integração entre as polícias Civil e Militar vêm sendo adotadas como medidas preventivas.

Para o governo estadual, a criação de canais de denúncia anônima e o incentivo ao registro de boletins de ocorrência têm contribuído para identificar padrões e áreas críticas de atuação de criminosos.

Apesar dos esforços, os números revelam que o roubo de celulares continua sendo um desafio persistente para a segurança pública paulistana. A alta lucratividade no mercado paralelo e a dificuldade em rastrear a revenda de peças ainda são entraves para a erradicação dessa prática.

Leia também: Crise política no Nepal: manifestações violentas terminam com ex-primeira-dama morta.

Deixe uma resposta

scroll to top