Atenção a doenças de sangue no SUS é pauta de debate na Câmara

image-101.png

Sessão acontece nesta quarta-feira (27)

A atenção a doenças hematológicas, como as leucemias, no Sistema Único de Saúde (SUS) será tema de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27), às 17h, no plenário 7. De acordo com deputada Flávia Morais (PDT-GO), parlamentar solicitante do debate, pacientes com leucemia mieloide crônica (LMC) e outras formas da doença enfrentam dificuldades para garantir cuidado integral no SUS.


Entre os principais desafios relatados estão a limitação de acesso a exames essenciais para diagnóstico precoce e monitoramento, além de barreiras para iniciar e manter o tratamento adequado. Também de acordo com a política, a falta de uma rede estruturada de atenção e a escassez de serviços especializados resultam em atraso no diagnóstico, interrupções no tratamento e piora dos desfechos clínicos.

A leucemia é um tipo de cancro do sangue que surge quando a medula óssea produz células sanguíneas anormais, imaturas ou em excesso, que não funcionam corretamente e suprimem a produção de células saudáveis. / Foto: Reprodução Oncocorpore

LEIA TAMBÉM: Julgamento de Bolsonaro, Moraes manteve sigilo de voto até o fim do processo


Vale mencionar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público de saúde do Brasil, que garante acesso universal e gratuito à saúde para todos os cidadãos. Ele abrange desde a atenção básica até procedimentos de alta complexidade, incluindo ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. O SUS é financiado por recursos da União, estados e municípios, e busca garantir o direito à saúde como um direito de todos.

Angélica Zago

Angélica Zago

Carioca, nascida na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade UniCarioca. Atualmente é pós-graduanda pela mesma instituição. Apaixonada pelo carnaval, desde 2004 trabalha na cobertura jornalista deste segmento, além da atuação em empresas como: Rádio Roquette Pinto, Manchete, Portal SRZD, Revista Raça, Ong São Martinho, dentre outras.

Deixe uma resposta

scroll to top