O número de visitantes estrangeiros cresceu na Bahia entre janeiro e julho de 2025. O levantamento feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que atua junto ao Ministério do Turismo, constatou que 117.366 estrangeiros visitaram o Estado no período analisado, registrando o crescimento de 63% da região no setor de turismo, visto que em 2024 foram registradas 71.817, no mesmo intervalo.
Quando analisado de forma isolada, o mês de julho registra sozinho um grande volume de visitas, chegando ao aumento 54,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A capital, Salvador, aparece como principal expoente turístico, tendo em vista o contexto sociocultural e o peso histórico na Bahia. Em fevereiro, por exemplo, a capital baiana alcançou taxa de ocupação de 68,7% e, durante o carnaval, a ocupação média foi de 95% com picos de 100% em destinos como Itacaré, Porto Seguro e Lençóis, bem como na própria capital.

Embora o estado tenha alcançado o status de “queridinho dos turistas” nos últimos tempos, no ranking nacional ocupa apenas a 6ª posição de acordo com o levantamento. O estado de São Paulo lidera a lista com 1.582.486 visitas internacionais, seguido do Rio de Janeiro que registrou 1.324.515 chegadas, o estado do Rio Grande do Sul aparece na 3ª colocação e foi destino de 1256.132 estrangeiros no período estudado pela Embratur.
Em outros dados, o estudo do Ministério do Turismo aponta uma disparada histórica do Brasil no setor que vem se consolidando como destino preferido dos turistas internacionais. Levando em consideração os últimos sete meses, o país atraiu quase 6 milhões de pessoas de diversas partes do mundo, o que representa um aumento de 47,5% na comparação com o mesmo período (entre janeiro e julho) de 2024.
Leia também: Especialista diz que termo ‘turismo de risco’ reforça estereótipos sobre teritórios negros e periféricos