O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos filmes, livros e músicas. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Músicas
Kmila CDD apresenta “Quebra-Cabeça”, seu segundo álbum de estúdio:
Kmila CDD, uma das maiores rappers de todos os tempos no Brasil, apresenta seu segundo álbum autoral, intitulado “Quebra-Cabeça”, com lançamento em todas as plataformas digitais em 1º de agosto, via ONErpm. Trazendo três faixas e suas versões instrumentais, a obra forma um potente mosaico musical, onde o lirismo e a força feminina se conectam com diferentes vertentes do rap e da música urbana contemporânea. Confira: Ouça “Quebra-Cabeça” aqui
Frajadx lança “Dígitos” e inaugura o projeto Studio Rec: A gravadora 1Kilo dá início a um novo capítulo em sua trajetória com o lançamento do Studio Rec, projeto audiovisual que inaugura uma fase de renovação artística e afirmação de identidade. Mais do que uma nova série de lançamentos, o Studio Rec representa o nascimento de um movimento: um espaço criativo dentro da gravadora voltado para revelar talentos, estéticas e ideias da nova geração da música urbana.
Alexandre Rodrigues (PE) une o pífano às flautas de Shabaka Hutchings em “Forró pro Shabaka: O músico faz deste instrumento seu protagonista na busca por uma música essencialmente brasileira, de raízes afro-indígenas, que permanece em constante diálogo com o jazz. Esta é a primeira canção que ele revela de seu novo disco de estúdio, Kaeté, que será lançado por completo pelos próximos meses.
Ricardo Móck e Du Efex apresentam “Não Posso”: O produtor musical Ricardo Móck inicia um novo capítulo em sua trajetória com o lançamento de “Não Posso”, faixa em parceria com o rapper Du Efex, já disponível nas plataformas de streaming nesta sexta-feira, 18 de julho. Gravada, mixada e masterizada no home studio do próprio Móck, a música é o primeiro single de um projeto autoral que convida diferentes vozes do rap brasileiro para colaborações inéditas.

Livro
Em novo livro, escritora negra Monique dos Anjos celebra o gozo e desafia o imaginário colonizado sobre o prazer: “Nós entre três”: estreia de Monique dos Anjos na Flip 2025 traz literatura erótica decolonial centrada em desejo, corpo e subjetividade. A obra será lançada na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no sábado, 2 de agosto, às 18h, na Casa Poéticas Negras, durante a mesa “Ocupação vulva negra”, ao lado das autoras Yasmin Morais e Odalita Alves, com mediação de Noelia Miranda.
Livro “Os 171 bairros de Salvador e as origens dos seus nomes” resgata a história por trás dos nomes dos bairros da capital baiana: Depois do sucesso de público com os livros Salvador tem muitas histórias (2023) e Quem tem medo da Mulher de Roxo? (2024), o professor e professor de História Adson Brito do Velho lança seu mais novo trabalho: Os 171 bairros de Salvador e as origens dos seus nomes (Editora Novos Sabores, 2025). A publicação chega ao mercado com o objetivo de resgatar e valorizar a memória da cidade de Salvador por meio da origem toponímica de cada um dos seus 171 bairros oficiais.
Juliana Gomes lança livro: “Dentro do meu mar”: “Dentro do meu mar” não é apenas um livro, é uma coleção de textos íntimos, poesias e reflexões sobre a vida, sobre traumas e superações. Nele, a autora compartilha experiências mais profundas e pessoais, explorando os caminhos tortuosos da vida e as luzes que encontramos no fim do túnel.
Em “Debaixo da nossa pele” o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena investiga a presença negra na Europa desde o século XV: Quem foram os primeiros negros a habitar o continente europeu? Como trajetórias individuais, muitas vezes apagadas da história oficial, contribuíram para moldar o Ocidente? Como recontar a presença negra na Europa desde as grandes navegações até os fluxos migratórios do século XX? Essas são algumas das questões que movem Debaixo da nossa pele: Uma viagem, livro do escritor e jornalista cabo-verdiano Joaquim Arena. O lançamento da obra no Brasil, pela editora Gryphus, será na edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2025, com a presença do autor, que participa da programação da Flip+, e de uma mesa na Casa Portugal: Livros e sabores, nos dias 01 e 02 de de agosto, respectivamente (detalhes abaixo).
Leia mais notícias por aqui: Justiça italiana decide manter Carla Zambelli presa enquanto avalia extradição para o Brasil