Destaques da Semana NP: confira os shows, exposições e peças de teatro da semana

image-1.png

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Exposição

Centro Cultural SESI Rio Claro (SP) apresenta a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura: O Centro Cultural SESI Rio Claro apresenta a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura com visitação gratuita. O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas por J. Borges, artista pernambucano falecido em julho de 2024, aos 88 anos. Com evento de abertura no dia 1º de agosto, sexta, às 20h, a temporada ocorre entre os dias 2 de agosto e 30 de novembro de 2025.

Teatro

“Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema (SP): Após uma belíssima estreia com sucesso de público no Sesc Consolação, na capital paulista, além de passar por São Carlos e Piracicaba, a Cia. Sansacroma – uma das companhias de dança contemporânea preta mais importantes de São Paulo -, apresenta o espetáculo “Carvão” nos dias 13 e 14 de agosto, quarta, às 15h e, quinta, às 19h30, com entrada gratuita, na Fábrica de Cultura Diadema. O grupo apresenta uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. 

Teatro Municipal Ziembinski recebe temporada do espetáculo teatral infantojuvenil Kawó – o rei chama – uma celebração á ancestralidade africana centrada na trajetória do orixá Xangô (RJ):
A obra Kawó – o rei chama , com idealização, direção  e dramaturgia de Gabriel Mendes, . No palco seis atores negros, acompanhados de dois músicos, constroem e personificam uma África ancestral, mítica e carregada de simbologias.  

A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas. Confira os destaques da semana – Foto: Renato Mangolin.

Shows

Funmilayo Afrobeat Orquestra exalta vozes femininas e LGBTQIAPN+ em shows gratuitos no Teatro Flávio Império e na Fábrica de Cultura Capão Redondo (SP): O projeto “Afrobeat: substantivo feminino”, da Funmilayo Afrobeat Orquestra, propõe refletir sobre o protagonismo de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ na música e na ocupação dos palcos como espaços de resistência política e poética. Após passar pelas zonas Norte e Oeste da cidade, o projeto segue com shows na zona Leste, no dia 26/07, e na zona Sul, no dia 02/08.

Mostra Feminina de Hip Hop chega a Porto Alegre em agosto e tem programação com foco na diversidade: Porto Alegre será palco de uma grande celebração da cultura Hip Hop com a Mostra Feminina de Hip Hop, que acontecerá nos dias 2, 6, 8 e 9 de agosto, em diferentes pontos culturais da cidade. Com programação gratuita, o evento busca valorizar a presença e a expressão das mulheres no universo Hip Hop, promovendo debates, oficinas, shows e atividades culturais que destacam a força, a criatividade e a diversidade das artistas femininas. 

Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento com diversos shows na Lapa (RJ) para arrecadar agasalhos: TUDO QUE AQUECE é um movimento para arrecadar tudo o que possa aquecer quem está em situação de rua. A iniciativa realiza uma ação no dia 03 de agosto, domingo, às 16h, na Casa com a Música, na Lapa, para arrecadar agasalhos e, para embalar o evento, receberá diversos shows com nomes como Ella Fernandes, Jeniffer Dias, João Loroza, Muato e Proença. 

Casa Poéticas Negras amplia vozes afro-indígenas e promove encontros históricos na FLIP 2025: No sábado,  a autora Cecília Olliveira estará na Casa Poéticas Negras no sábado, dia 02/08, das 13h às 14h30, com a deputada estadual Renata Souza na mesa “Da favela ao parlamento: Narrativas de resistência e a luta contra o extermínio”. Cecília lança nesse dia seu livro “Como nasce um miliciano”, que explora a ascensão das milícias no Rio de Janeiro, analisando suas origens, transformações e a atuação dentro do Estado.

Superação pela música: Orquestra Maré do Amanhã (RJ) recebe o violinista Nathan Amaral para masterclass inédita: Nos próximos dias 5 e 6 de agosto, a Orquestra Maré do Amanhã recebe uma masterclass exclusiva com o violinista Nathan Amaral, nascido e criado na favela da Mangueira e atualmente radicado na Alemanha. O encontro acontecerá na sede da OMA, no Complexo da Maré, reunindo jovens músicos da orquestra para uma troca de experiências marcada pelo talento, superação e pelo poder transformador da música.

Banjo Novo abre vendas para 28ª edição e reafirma força do samba raiz na capital baiana: Após consolidar-se como um dos principais movimentos de valorização do samba raiz em Salvador, o Banjo Novo anuncia a abertura das vendas para sua 28ª edição, marcada para o dia 8 de agosto, no Cerimonial Rainha Leonor, localizado na Avenida Joana Angélica, no bairro da Pupileira. Os ingressos do 3º lote estão disponíveis por R$ 60,00 na plataforma Ingresso Simples.

Neste sábado! MUNCAB recebe Isa Isaac Silva no 8º encontro do projeto Porto dos Saberes (SSA): Neste sábado, 2 de agosto, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) recebe a estilista e empreendedora Isa Isaac Silva para o oitavo encontro do projeto Porto dos Saberes em 2025. Após visita mediada às exposições do museu, a partir das 14h, a palestra tem início às 15h, com o tema “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, propondo uma reflexão sobre moda, ancestralidade, linguagem e transformação social a partir da perspectiva de um fazer criativo anticolonial.

Leia mais notícias por aqui: Justiça italiana decide manter Carla Zambelli presa enquanto avalia extradição para o Brasil

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top