Justiça tributária: população brasileira apoia taxação de super ricos e jogos, mostra pesquisa

int3282.webp

Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (09) aponta que 58% dos brasileiros apoiam maiores taxas sobre bilionários (os super ricos), bancos e casas de apostas online. Os dados são da Atlas Intel e também mostram que 37% das pessoas entrevistadas são contra a taxação, ou seja, defendem que esse grupo continue pagando uma alíquota menor em relação ao trabalhador comum.

Ainda segundo a pesquisa, 42% da população mostra confiabilidade no Governo Federal e disseram considerar a presidência mais responsável com as contas públicas do que o Congresso Nacional, enquanto 21,8% enxergam deputados e senadores com essa perspectiva. 34,7% das pessoas ouvidas não confiam em nenhum dos dois.

Maioria da população é a favor da taxação dos super ricos e big techs – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Repercussão sobre taxação

A discussão sobre justiça tributária ganhou o debate popular e também conta com um projeto de lei em tramitação na Câmara dos deputados, nesta quinta-feira (10), O deputado federal Arthur Lira, relator do projeto decidiu manter a alíquota de 10% do imposto mínimo para quem ganha acima de R$600 mil por mês.

O presidente Lula chegou a aparecer com um cartaz em uma manifestação com a frase “taxação dos super ricos” o que gerou outros protestos pelo país como em São paulo, por exemplo, onde manifestantes ocuparam a entrada do edifício considerado o mais caro do país, na avenida Faria Lima. Nas redes sociais, os internautas também repercutiram a pauta.

“Só taxando em cima pra fazer distribuição de renda. Se ficar perdoando em cima e cobrando em baixo é a crise. Crise é fome, miséria, mortes evitáveis, não é menos dinheiro pro rico gastar com futilidades. A crise do povo trabalhador é diferente da burguesia” comentou um internauta em uma publicação do Notícia Preta.

Já em outro comentário, na mesma postagem um outro seguidor alertou sobre a complexidade do tema. “Gente, o tema é bastante complexo e vale se debruçar na pesquisa para sabermos sobre q estamos falando e oq vamos falar”. comentou.

Leia também: A taxação de bilionários no mundo pode gerar R$1,3 trilhão por ano e afetaria apenas 51 pessoas no Brasil

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top