De jato da FAB ao Bumbódromo: autoridades embarcam rumo ao Festival de Parintins

super_tucano.jpg

Luís Roberto Barroso, presidente do STF, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, Hugo Motta, presidente da Câmara dos deputados e Celso Sabino, ministro do Turismo, viajaram a Parintins (AM) a bordo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com apuração da Folha, os voos ocorreram durante o fim de semana do tradicional festival, apesar de nem todos os compromissos estarem registrados nas agendas oficiais.

O decreto de 2020 autoriza o uso das aeronaves por chefes dos três Poderes, ministros e comandantes militares, mediante justificativa de emergência médica, segurança ou serviço oficial. Na sexta-feira (27), Sabino, Motta, Alcolumbre, o corregedor-geral do CNJ, Mauro Campbell, e outras cinco pessoas foram de Brasília a Parintins em avião da FAB. O voo de retorno, no domingo (29), levou 20 passageiros.

De jato da FAB ao Bumbódromo: autoridades embarcam rumo ao Festival de Parintins – Foto: Sgt. Johnson Barros / FAB.

Em entrevista a uma rádio local, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que conseguiu R$17 milhões das autoridades presentes para recapeamento da pista do aeroporto, e brincou: “Já arrancamos um compromisso público”, em meio a risos.

Barroso, por sua vez, alegou que estava em Parintins para se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, que se encontrava na cidade. Em nota, o ministro do STF afirmou que tem visitado todos os Estados para tratar do funcionamento do Judiciário.

A assessoria do Senado justificou o uso da aeronave com base em critérios de segurança, enquanto o Ministério do Turismo afirmou que apoia institucionalmente o festival, destacando seu impacto econômico e cultural.

A Folha também apurou que Motta utilizou a FAB para participar de festas juninas em junho, com voos que incluíram paradas em Salvador e Petrolina. A FAB não divulga os nomes dos passageiros nem os motivos dos voos, apenas as cidades, horários e a autoridade responsável. Motta, Alcolumbre e Campbell não comentaram as viagens.

Leia mais notícias por aqui: Após Caprichoso se retirar de apuração, internautas relembram anos em que o boi Campineiro foi pra Arena

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top