O empresário bilionário Elon Musk anunciou neste fim de semana a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. Chamado de Partido da América (America Party, em inglês), a legenda foi apresentada pelo próprio Musk como uma alternativa ao atual sistema bipartidário que domina a política norte-americana, formado pelos partidos Republicano e Democrata.
O anúncio foi feito diretamente na plataforma X (antigo Twitter), de propriedade do próprio Musk, e ocorre poucas semanas após o bilionário romper publicamente com o presidente Donald Trump. Na publicação, Musk afirmou que o novo partido visa representar “valores verdadeiramente americanos” e que pretende reunir uma base política “desiludida com os extremos ideológicos” das legendas tradicionais.

A reação de Trump não demorou. Por meio da sua rede social, a Truth Social, o ex-presidente criticou duramente a iniciativa. “Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente ‘dos trilhos’, basicamente se tornando um desastre total nas últimas cinco semanas. Ele até quer fundar um Terceiro Partido Político, apesar do fato de que eles nunca tiveram sucesso nos Estados Unidos, o sistema parece não ser feito para eles”, escreveu.
Nos bastidores políticos, a criação de uma nova legenda por uma figura tão influente quanto Musk já desperta análises sobre seu impacto nas eleições presidenciais. Especialistas avaliam que a movimentação pode dividir votos conservadores e impactar diretamente a corrida eleitoral de 2024, especialmente em um cenário de polarização política intensa.
LEIA TAMBÉM: “Não foi isso que votamos”: fundadora do Latinas for Trump crítica presidente após nova onda de deportações
Musk, que já declarou apoio a candidatos republicanos no passado, tem se mostrado cada vez mais crítico tanto do Partido Democrata quanto do Republicano. Nos últimos meses, também intensificou o uso de suas redes para se posicionar sobre temas políticos e sociais, reforçando seu papel como uma figura pública de influência crescente fora do campo empresarial.
Apesar da tradição de partidos alternativos terem pouca expressividade no cenário político dos EUA, o capital político e econômico de Elon Musk torna o Partido da América uma incógnita de peso no xadrez eleitoral norte-americano. Até o momento, não foram anunciados nomes de pré-candidatos nem detalhes sobre a estrutura do novo partido.