Condenação de Leo Lins gera reações entre figuras públicas: ”humor orientado a depreciar minorias”
Condenação de Leo Lins gera reações entre figuras públicas: ”humor orientado a depreciar minorias”
A condenação do humorista Léo Lins a oito anos e três meses de prisão por falas discriminatórias durante o espetáculo “Perturbador”, apresentado em 2022, repercutiu entre personalidades públicas. A sentença, proferida pela juíza Bárbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, considera que o conteúdo apresentado ultrapassou os limites da liberdade de expressão e configurou discurso de ódio.
A jornalista Flávia Oliveira classificou a atuação do humorista como um uso consciente do humor para atacar grupos vulneráveis. “A meu ver, é um tipo de humor orientado a depreciar minorias. Ele não fala de homem branco, por exemplo. Poderia, mas escolhe falar de pessoas gordas, idosos, negros, indígenas e pessoas com deficiência”, afirmou.
Léo Lins foi condenado a 8 anos de prisão – Foto: Reprodução YouTube
Flávia também destacou que o conteúdo fazia referência a temas ainda mais graves. “Há vídeos com esse tipo de conteúdo. Isso é grave, principalmente para alguém que tem plena consciência da existência de uma legislação que pune esse tipo de comportamento — inclusive no âmbito artístico”. Para ela, “essa consciência de transgredir foi um ato deliberado. A multiplicação do conteúdo ofensivo também agrava o impacto social”.
A apresentação de Lins estava disponível no YouTube e chegou a ultrapassar três milhões de visualizações antes de ser retirada do ar por ordem judicial. O Ministério Público Federal considerou que as piadas promoviam ataques sistemáticos a grupos sociais historicamente marginalizados. Além da pena de reclusão, o comediante foi condenado ao pagamento de multa superior a R$1,4 milhão, além de indenização por danos morais coletivos no valor de R$303,6 mil. A defesa ainda pode recorrer.
A apresentadora e influenciadora Andressah Catty também criticou duramente o conteúdo das piadas e a tentativa de defendê-las sob o argumento de liberdade artística.
A CONDENAÇÃO DE LÉO LINS OUÇAM O TEOR DAS “PIADAS” QUE CULMINARAM A SUA CONDENAÇÃO pic.twitter.com/O1LXu6SoYW— Andressah Catty (@AndressahCatty) June 4, 2025
“Defender que isso seja piada ou liberdade de expressão é inaceitável. Uma pessoa que faz piada com pedofilia, com estupro de vulnerável, com pessoas negras — especialmente em um país estruturalmente racista — não está exercendo arte, está cometendo um crime.”
A atriz Luana Piovani também se manifestou sobre a sentença. Em uma análise crítica, questionou o impacto prático da condenação:
“Dizer que oito anos é exagero para alguém que sabia que estava cometendo um crime é o mesmo que dizer que aquela mulher que pegou um batom não merecia ser presa. É a mesma lógica”, disse em sua rede social.
Piovani também demonstrou descrença na efetivação da pena. “Ele não vai cumprir oito anos. É réu primário, é branco, tem dinheiro, é famoso. Isso vai virar prestação de serviços, cesta básica. A verdade é essa”, completou.
Fonte: AFP A polícia antidrogas do Peru apreendeu 58 quilos de cocaína que seriam enviados para a Bélgica de um porto do norte do país em pacotes embalados com o…
O Ministério Público Federal solicita que seja instaurado um inquérito policial para investigar o crime de racismo praticado conta o professor e escritor Gustavo Forde. Em maio deste ano, após…
O atacante do time do Santos, Ângelo, foi chamado de “mono hijo de p*ta” (macaco, filho da p*ta) por um torcedor da equipe do Audax Italiano, na noite desta quarta-feira…
O Ministério Público do Ceará (MP-CE) denunciou o gerente da loja de departamento Zara do shopping Iguatemi por crime de discriminação racial contra a delegada da Polícia Civil Ana Paula…
Mostrando que tem demanda, nesta quarta-feira (01), a cantora Ludmilla divulgou nova data para o evento de pagode “Numanice” em São Paulo. O anúncio oficial foi feito no Instagram do…
Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (09), pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, o ano de 2023 foi o ano mais quente em todo o mundo, nos…
Na última segunda-feira (28), o clima de carnaval tomou conta do Big Brother Brasil 22 durante e após a apresentação da Beija-Flor de Nilópolis no gramado da casa mais vigiada…
O Flamengo continua a expandir sua rede de olheiros ao redor do mundo e agora aposta em um jovem talento do continente africano. O atacante nigeriano Shola, de apenas 18…
Para o Carnaval de 2020, a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) confeccionou uma cartilha informativa para prevenir o uso da cultura dos povos indígenas, negros e ciganos, a utilização de…
Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostrando uma criança levando um puxão de um padre durante seu batizado, levou o padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller, a ser afastado…