Condenação de Leo Lins gera reações entre figuras públicas: ”humor orientado a depreciar minorias”
Condenação de Leo Lins gera reações entre figuras públicas: ”humor orientado a depreciar minorias”
A condenação do humorista Léo Lins a oito anos e três meses de prisão por falas discriminatórias durante o espetáculo “Perturbador”, apresentado em 2022, repercutiu entre personalidades públicas. A sentença, proferida pela juíza Bárbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, considera que o conteúdo apresentado ultrapassou os limites da liberdade de expressão e configurou discurso de ódio.
A jornalista Flávia Oliveira classificou a atuação do humorista como um uso consciente do humor para atacar grupos vulneráveis. “A meu ver, é um tipo de humor orientado a depreciar minorias. Ele não fala de homem branco, por exemplo. Poderia, mas escolhe falar de pessoas gordas, idosos, negros, indígenas e pessoas com deficiência”, afirmou.
Léo Lins foi condenado a 8 anos de prisão – Foto: Reprodução YouTube
Flávia também destacou que o conteúdo fazia referência a temas ainda mais graves. “Há vídeos com esse tipo de conteúdo. Isso é grave, principalmente para alguém que tem plena consciência da existência de uma legislação que pune esse tipo de comportamento — inclusive no âmbito artístico”. Para ela, “essa consciência de transgredir foi um ato deliberado. A multiplicação do conteúdo ofensivo também agrava o impacto social”.
A apresentação de Lins estava disponível no YouTube e chegou a ultrapassar três milhões de visualizações antes de ser retirada do ar por ordem judicial. O Ministério Público Federal considerou que as piadas promoviam ataques sistemáticos a grupos sociais historicamente marginalizados. Além da pena de reclusão, o comediante foi condenado ao pagamento de multa superior a R$1,4 milhão, além de indenização por danos morais coletivos no valor de R$303,6 mil. A defesa ainda pode recorrer.
A apresentadora e influenciadora Andressah Catty também criticou duramente o conteúdo das piadas e a tentativa de defendê-las sob o argumento de liberdade artística.
A CONDENAÇÃO DE LÉO LINS OUÇAM O TEOR DAS “PIADAS” QUE CULMINARAM A SUA CONDENAÇÃO pic.twitter.com/O1LXu6SoYW— Andressah Catty (@AndressahCatty) June 4, 2025
“Defender que isso seja piada ou liberdade de expressão é inaceitável. Uma pessoa que faz piada com pedofilia, com estupro de vulnerável, com pessoas negras — especialmente em um país estruturalmente racista — não está exercendo arte, está cometendo um crime.”
A atriz Luana Piovani também se manifestou sobre a sentença. Em uma análise crítica, questionou o impacto prático da condenação:
“Dizer que oito anos é exagero para alguém que sabia que estava cometendo um crime é o mesmo que dizer que aquela mulher que pegou um batom não merecia ser presa. É a mesma lógica”, disse em sua rede social.
Piovani também demonstrou descrença na efetivação da pena. “Ele não vai cumprir oito anos. É réu primário, é branco, tem dinheiro, é famoso. Isso vai virar prestação de serviços, cesta básica. A verdade é essa”, completou.
Na sessão plenária da última terça-feira (4), o Parlamento gaúcho aprovou cotas para pessoas negras nos concursos públicos do Poder Judiciário. O projeto, com um total de 34 votos favoráveis…
Em 2020, crianças de pré-escolas privadas e conveniadas à rede municipal do Rio tiveram significativas perdas de aprendizagem e de aptidão física na comparação com o grupo das que estavam…
A decisão da juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine, que absolveu três policiais civis pela morte do jovem João Pedro Mattos Pinto, em 2020, em São Gonçalo (RJ), transmite a ideia…
Rebeca Andrade segue fazendo história nos Jogos Olímpicos em Paris. A ginasta artística ganhou a medalha de prata na competição de salto, neste sábado (03), com uma pontuação de 14.966.…
A lista de bilionários brasileiros ficou ainda maior em 2021. Mesmo diante da crise causada pela pandemia, o levantamento realizado pela revista Forbes Brasil indica 42 nomes a mais que…
Cria da Baixada Fluminense e Destaque da Beija-Flor de Nilópolis, Sávia David atravessou as fronteiras da cidade maravilhosa e aterrizou na terra da garoa para brilhar como rainha de bateria…
Na última segunda-feira (24), o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes publicou um decreto no Diário Oficial (nº 55824) que revogou uma Resolução Conjunta SMAC/SMS n° 02, de 18…
O governo apresentou nesta quinta-feira (03) relatório com recomendações para o combate ao racismo no esporte. Criado em junho, o grupo técnico autor do relatório é composto por integrantes dos ministérios do…
Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), em média quatro pessoas são vítimas de injúria racial por dia, no Rio de Janeiro. Os dados…
Em setembro deste ano, Libânia Maria Dias Torres, de 64 anos, estava sendo detida por agredir a companheira, quando xingou de ‘macaco’ um dos policiais militares. As ofensas foram filmadas…