Carlo Ancelotti, italiano e primeiro treinador estrangeiro da seleção brasileira de futebol, chegou ao país neste domingo (25) a noite, e apresentou a sua primeira convocação nesta segunda-feira (26). O que chamou atenção foi a não convocação do atacante Neymar, e a presença do goleiro Hugo Souza na lista.
“Nessa convocação, chamei jogadores que estão bem. O Neymar está voltando agora de lesão. Todo mundo sabe que ele é muito importante, contamos com ele, obviamente”, disse ele em pergunta sobre a ausência do craque. E complementou:
“No caso específico de Neymar, contamos com ele em sua melhor versão. Ele voltou para o Brasil para jogar, se preparar para o Mundial, quero que esteja pronto para a Copa. Eu falei com ele nesta manhã para explicar isso”, afirmou

Além da ausência de Neymar, outros nomes frequentes na seleção foram notados e Ancelotti comentou que apesar das perdas a seleção mantém sua qualidade. “No dia de hoje, muitos jogadores estão lesioandos, como Neymar. Rodrygo, Gabriel (Magalhães), Joelinton, Militão, Ederson… Mas o Brasil tem muitos jogadores talentosos”, disse o novo treinador.
Carleto, como é conhecido explicou ter ligado para Neymar avisando-o que não o convocaria. O treinador também afirmou ter sido ajudado por Branco, ex-lateral do Fluminense e que foi campeão do mundo pela seleção na Copa de 1994. Além disso o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan se encontraram com Ancelotti na Espanha no início do mês para auxilia-lo com informações sobre os jogadores.
Além das ausências chama atenção a presença do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, que vem se destacando no clube paulista, e teve uma reviravolta na carreira após ter saído do Flamengo por falhas em momentos cruciais. O goleiro voltou ao Brasil após passagem pela Europa se destacando como pegador de pênaltis.
A seleção enfrenta o Equador em Guiaquil no dia 5 de junho, e o Paraguai em São Paulo no dia 10 de junho pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Confira a lista:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Laterais
- Alex Sandro (Flamengo)
- Carlos Augusto (Inter de Milão)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Zagueiros
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Marquinhos (PSG)
- Leo Ortiz (Flamengo)
- Danilo (Flamengo)
Meias
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes
- Antony (Betis)
- Estevão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlisson (Tottenham)
- Vini Junior (Real Madrid)
Leia mais notícias por aqui: “Meu trabalho é uma forma de resistência”: Pandro Nobã leva memória, corpo e encantamento ao Centro Cultural Correios (RJ)