Todos os anos, no período natalino, o padre Wanderson José Guedes, da Igreja do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Glória, zona Sul do Rio de Janeiro, monta um presépio com temas atuais. Este ano, o pároco escolheu dois temas de extrema importância para a sociedade brasileira: desmatamento da Amazônia e a luta antirracista.
No ano de 2019, o padre falaria da Amazônia, mas descartou a hipótese depois de receber ligações com ameaças. Porém, este ano, o padre artista plástico decidiu abordar o tema e falar de racismo no mesmo presépio. “A Igreja acompanha seu tempo e sua realidade. Ninguém tem o direito de obrigar o outro a ser de um jeito. O problema de todo extremista é não respeitar a liberdade alheia. Muitas pessoas acreditam que a Igreja não deve se envolver com política, mas falar de racismo e cuidar da Amazônia são obrigações de todos nós”, afirmou.
Wanderson ressaltou ainda que, tanto a luta antirracista, quanto a preservação da Amazônia são questões suprapartidárias e precisam de atenção diariamente. “Não é pauta de esquerda, nem de direita. É da humanidade, de uma sociedade mais justa, solidária, fraterna e harmônica”, finalizou.
Missa interrompida
Em 2019, padre Wanderson realizava uma missa, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, quando a mesma igreja foi invadida por um grupo religioso tradicionalista, finalizando a celebração. Por medo de novos protestos, o padre cancelou a realização da missa dia 20 de novembro.
0 Replies to “Pároco cria presépio com Menino Jesus e Maria Negros: “Não é pauta de esquerda, nem de direita. É da humanidade””