Nesta segunda-feira (26), começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, e seguem até 06 de junho, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições devem ser feitas na Página do Participante, com o login único do gov.br. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem deste ano poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio. Alem disso, o ministro afirmou que pela primeira vez, estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio já estarão pré-inscritos no Enem 2025.

No ano passado, 4,32 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame, e 3,18 milhões realizaram as provas, ou seja, 73,5% do total de inscritos. Assim como nos anos anteriores, as inscrições devem ser feitas na Página do Participante, no site do Enem.
O primeiro dia de prova conta com 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), e a redação. No segundo dia, os candidatos realizam 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (física, química e biologia).
O exame, que é a principal foram de ingressar em instituições de ensino superior no Brasil, que pode ser utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Leia também: Enem 2025: exame voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro