Na noite da última quarta-feira (07), foi realizada a 8ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Essa que é a maior premiação sobre igualdade racial da América Latina, reuniu personalidades negras e indígenas, para reconhecer organizações, personalidades e iniciativas que atuam em prol da igualdade racial no Brasil.
O evento aconteceu na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e contou com a apresentação do ator David Junior e da atriz Zahy Tentehar. O diretores do ID_BR, Luana Génot e Tom Mendes, abriram a premiação que conta com 11 categorias este ano, divididas entre os pilares de empregabilidade, cultura e educação.

Em 2025, o prêmio possui o conceito “Carisma“. “Quando eu fiz o conceito desse Prêmio, carisma vem de um lugar de influência, poder e afeto, e durante toda a programação vamos mostrar a realidades, pessoas e instituições que conseguem fazer do seu carisma, como um fator de mudança da sociedade“, afirmou Tom Mendes, diretor institucional do ID_BR e diretor do Prêmio também, em entrevista ao Notícia Preta.
Entre as entregas dos prêmios, o evento contou com apresentações de Belo, Os Garotin, Jota Pê, Sanda Sá, Kaê Guajajara, Majur com o Bloco Afro Ilê Aiyê, o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, Djonga, e muitos outros. Um dos destques da noite foi uma performance em referência aos mantos sagrados indígenas, retirados dos povos originários e levados para fora do país.
Em entrevista ao Notícia Preta, a CEO e fundadora do ID_BR, Luana Génot, analisou os impactos da premiação começou em 2018. “A gente não está aqui pra dar voz, as vozes já existem e são múltiplas. A gente tá aqui pra dar palco, pra gente ver o tanto de potência negra, indígena, quilombola, ribeirinha e periférica existe Brasil afora. Então a visibilidade tem sido muito boa para indicados e premiados. Mais de 50% dos premiados, depois da chancela do prêmio, conseguem mais investimento e visibilidade, ter mais notícias, e por isso a importância do jornalismo, do jornalismo independente“, afirma.
A premiação será transmitida no dia 25 de maio, na TV Globo, após o Fantástico. Para conhecer os finalistas de cada categoria, assim como os jurados, basta acessar o site oficial da premiação. O Notícia Preta foi um dos finalistas do prêmio, na categoria ‘Raça em Pauta’.
Importância da premiação
No tapete vermelho, o Notícia Preta conversou com diversas personalidades, sobre a importância do Prêmio Sim à Igualdade Racial. Uma delas foi o ator, cantor e apresentador Ícaro Silva, que já foi um dos apresentadores do evento em outra edição, e que nesta, apresentou uma das categorias.
“A importância desse prêmio aqui é que ele coloca a importância da igualdade racial, da equidade, em termos práticos: econômicos, empresariais, diretos. Eu acho que isso faz com que o tema se desenvolva melhor“, afirma Ícaro.
A cantora, compositora, apresentadora e atriz Gaby Amarantos também ressalta a importância da premiação no cenário nacional. “Hoje, no Brasil, é o prêmio mais relevante, mais importante que a gente tem. Esse olhar de entender o Brasil como um toso, eu que sou uma pessoa afro-indígena da Amazônia, sou do Norte, poder estar aqui, e ver diversidade e verdade, vencendo e celebrando, é uma alegria“, afirma, ao Notícia Preta.
Márcia Oliveira, Head of DE&I Advocacy do Grupo L’Oréal no Brasil, que é finalista da premiação, afirmou ao Notícia Preta que o evento já é esperado anualmente. “É um prêmio que já virou tradicional no nosso calendário, super importante para selar esse acolhimento étnico-racial com pessoas que estão fazendo alguma coisa pela causa. Eu acho esse reconhecimento importante, e esse luxo, com a gente aqui brilhando“, contou.
Leia também: Notícia Preta é finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025