Um estudo do Todos Pela Educação, lançado nesta segunda-feira (28), Dia da Educação, aponta que houve um aumento da desigualdade de aprendizado na educação básica entre alunos negros e indígenas, em comparação com alunos brancos e amarelos.
Os dados são do estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, que indica que em 2023, enquanto 45,6% dos alunos do 9o ano, brancos e amarelos, alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa, os estudantes negros e indígenas só alcançaram o índice de 31,5%. Isso representa uma diferença de 14,1 pontos percentuais entre os grupos. Em 2013, a diferença era de de 9,6 pontos.

A desigualdade que aumentou, é avaliada como um dos grandes problemas do período pós-pandemia, para a educação, segundo a análise de Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação. “É inadmissível que o país não tenha conseguido, em uma década, reduzir as enormes diferenças de aprendizagem entre estudantes de diferentes grupos raciais e socioeconômicos”, avalia.
O relatório, que usou como base dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também indica desigualdades de aprendizado na matemática: de 2013 a 2023, a diferença entre os dois grupos cresceu 2,4 pontos.Gabriel aponta que apesar das conquistas dos últimos anos, o impacto da pandemia na educação, precisa ser solucionado.
“Temos avanços que precisam ser reconhecidos, mas o contexto geral ainda é de muitos alunos com níveis baixíssimos de aprendizagem. A pandemia intensificou esse quadro e tornou ainda mais urgente e importante que o poder público tenha ações voltadas para a superação dessas defasagens“, diz o porta-voz do Todos Pela Educação.
Foi avaliado o desempenho de alunos do 5o e 9o anos do Ensino Fundamental e da 3a série do Ensino Médio, que estudam na rede pública. Segundo o relatório, “as desigualdades entre estudantes brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas se aprofundaram em todas as etapas de ensino e em ambas as disciplinas analisadas, com exceção à Matemática no Ensino Médio“.
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