Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio
Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio
O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) decidiu iniciar a partir de 26 de maio, em caráter educativo, uma norma com diretrizes sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) prevê um tempo de adaptação até 2026. O ministro Luiz Marinho explica que, depois desse período, as empresas podem ser multadas caso descumpram as novas regras.
“Durante esse primeiro ano, será um processo de implantação educativa, e a autuação pela Inspeção do Trabalho só terá início em 26 de maio de 2026”, explicou o ministro.
A medida deve coemçar em caráter educativo, a partir de 26 de maio /Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A pasta decidiu adiar em um ano a possibilidade de multa depois de dialogar com representantes das bancadas de trabalhadores e empregadores. A implementação da norma será acompanhada por uma Comissão Nacional Tripartite Temática, com participação de representantes do governo, das entidades sindicais e do setor empresarial.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rogério Araújo, será publicado um manual com orientações técnicas detalhadas sobre os procedimentos e aspectos regulamentados em até 90 dias. Ele trará esclarecimentos sobre dúvidas comuns e visa coibir a atuação de profissionais que possam se aproveitar da desinformação.
Riscos psicossociais
A nova medida também passará a incluir os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Esses fatores deverão constar no inventário de riscos ocupacionais, ao lado dos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.
O MTE explica que os fatores psicossociais no trabalho são situações que, quando não bem conduzidas, podem prejudicar a saúde mental, física e social dos trabalhadores. Exemplos incluem metas impossíveis de cumprir, excesso de trabalho, assédio moral, falta de apoio dos chefes, tarefas repetitivas ou solitárias, desequilíbrio entre o esforço e a recompensa, além de locais com falhas na comunicação.
O ministério lançou um guia para orientar empregadores e trabalhadores sobre como identificar, avaliar e controlar esses riscos. São exemplos, instruções e perguntas frequentes para facilitar a aplicação das novas regras. A publicação destaca a importância de colaboração entre todos os envolvidos e do uso de metodologias eficazes.
O ministério diz que o acompanhamento dessas ações deve contar com a participação dos trabalhadores, para que seja avaliada a eficácia das medidas.
As boas práticas nacionais sobre o atendimento humanizado das pessoas LGBTQIA+ são os destaques do 1° Encontro Nacional dos Centros de Cidadania brasileiros destinados a esse segmento social. Entre os…
O Senado aprovou na última terça-feira (16) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. Foram 53 Votos…
O crime aconteceu na lanchonete Mc Donald’s em Brasília O delegado da Policia Civil do Distrito Federal, Ricardo Viana, foi vítima de ofensa racista na unidade do McDonald’s do Lago…
A operação Yoasi realizada na manhã desta quarta-feira(30), no estado de Roraima, investiga o desvio de recursos na compra de remédios destinados a crianças Yanomamis. As investigações tiveram início através de…
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que fará uma reunião na quinta-feira da próxima semana (23) para decidir se o surto da varíola dos macacos representa uma emergência de…
Djonga se apresenta em João Pessoa nesta sexta-feira (07), o rapper é um dos convidados do Eh Nois Festival que acontece na capital da Paraíba. Esse será o segundo show…
Urias chega com novidades e está envolta de um universo dançante. A cantora e compositora lançou nesta quinta-feira (17) às 00h00 a PT2 do EP ‘HER MIND’ (ouça aqui), projeto este com…
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022”, realizada pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), em novembro deste ano, aponta que, 40% dos participantes afirmaram sentir e presenciar situações de preconceito com frequência na…
Nesta quinta-feira (28) o rapper L7NNON lançou seu mais novo álbum, chamado “Irrastreável”. Com 31 faixas, o disco apresenta uma série de colaborações, como Anitta, Filipe Ret, BK, Major RD,…
Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, revelou um aumento da pobreza da população em 27 unidades federativas do país. A unidade federativa com maior…