Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio
Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio
O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) decidiu iniciar a partir de 26 de maio, em caráter educativo, uma norma com diretrizes sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) prevê um tempo de adaptação até 2026. O ministro Luiz Marinho explica que, depois desse período, as empresas podem ser multadas caso descumpram as novas regras.
“Durante esse primeiro ano, será um processo de implantação educativa, e a autuação pela Inspeção do Trabalho só terá início em 26 de maio de 2026”, explicou o ministro.
A medida deve coemçar em caráter educativo, a partir de 26 de maio /Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A pasta decidiu adiar em um ano a possibilidade de multa depois de dialogar com representantes das bancadas de trabalhadores e empregadores. A implementação da norma será acompanhada por uma Comissão Nacional Tripartite Temática, com participação de representantes do governo, das entidades sindicais e do setor empresarial.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rogério Araújo, será publicado um manual com orientações técnicas detalhadas sobre os procedimentos e aspectos regulamentados em até 90 dias. Ele trará esclarecimentos sobre dúvidas comuns e visa coibir a atuação de profissionais que possam se aproveitar da desinformação.
Riscos psicossociais
A nova medida também passará a incluir os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Esses fatores deverão constar no inventário de riscos ocupacionais, ao lado dos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.
O MTE explica que os fatores psicossociais no trabalho são situações que, quando não bem conduzidas, podem prejudicar a saúde mental, física e social dos trabalhadores. Exemplos incluem metas impossíveis de cumprir, excesso de trabalho, assédio moral, falta de apoio dos chefes, tarefas repetitivas ou solitárias, desequilíbrio entre o esforço e a recompensa, além de locais com falhas na comunicação.
O ministério lançou um guia para orientar empregadores e trabalhadores sobre como identificar, avaliar e controlar esses riscos. São exemplos, instruções e perguntas frequentes para facilitar a aplicação das novas regras. A publicação destaca a importância de colaboração entre todos os envolvidos e do uso de metodologias eficazes.
O ministério diz que o acompanhamento dessas ações deve contar com a participação dos trabalhadores, para que seja avaliada a eficácia das medidas.
Após aprovar somente candidatos brancos em um concurso com uma única vaga afirmativa para negros, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu anular uma das avaliações que foi considerada…
A cantora, atriz, estilista e empresária desbanca astros como Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, Elton John e Rod Stewart na lista da Sunday Times A cantora Rihanna…
O lateral da seleção brasileira, Danilo, foi o primeiro jogador a falar sobre os casos de Robinho e Dani Alves publicamente. O jogador, que atua pela Juventus da Itália, pediu…
A professora Jaqueline Goes de Jesus, da Universidade de São Paulo, foi anunciada como uma das vencedoras de 18ª edição do programa Para Mulheres na Ciência, realizado em parceria pelo…
Seguranças do metrô de São Paulo deram mata-leão em um homem negro na estação da República, como mostram imagens que estão circulando pela internet. Segundo testemunhas, o caso ocorreu na…
Vídeo com aeronave sobrevoando aldeia Yanomami foi replicado A Urihi Associação Yanomami denunciou a presença de invasores em área da Terra Indígena (TI) onde vivem grupos isolados, que optam por viver…
Após a seleção feminina de vôlei da Itália conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, um mural foi inaugurado em Roma para homenagear Paola Egonu, que foi eleita…
O percentual de pessoas em situação de pobreza caiu de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022, enquanto a proporção de pessoas em extrema pobreza caiu de 9% para 5,9%,…
Por Brunna Moraes O último domingo (22) foi marcado por desespero e revolta na capital alagoana. Um policial, identificado como Clevison de Almeida Teixeira, efetuou disparos na tentativa de impedir…
Com o enredo “Arroboboi, Dangbé” a Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Em uma apresentação quase sem erros, a agremiação de Niterói se…