Nesta segunda-feira (21), a ginasta Rebeca Andrade conquistou o Prêmio Laureus, considerado o ‘Oscar do esporte’, se tornando a primeira mulher brasileira a vencer a premiação. A entrega do prêmio na categoria “Retorno do Ano”, para a brasileira de 24 anos, aconteceu no Palácio de Cibeles em Madri, na Espanha, em um evento de gala.
A ginasta venceu na categoria, por sua trajetória de superação até o pódio olímpico, em Paris 2024, em que ficou com um ouro, duas pratas e um bronze. Com a performance nos últimos Jogos Olímpicos, Rebaca se tornou a maior medalhista olímpica brasileira na história.

“Me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava“, afirmou Rebeca, que também fez um agradecimento especial a sua psicóloga.
“Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é minha psicóloga Aline Wolff. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo suporte durante meu período de lesões“.
A ginasta se refere ao período que passou por três cirurgias para tratar de lesões no ligamento anterior, que quase levaram a atleta a desisitir da carreira.
Além de Rebeca, outros brasileiros já conquistaram esse prêmio. O ex-jogador Ronaldo conquistou a categoria “Retorno do Ano” em 2003, e conquistou a premiação no mesmo ano, com a Seleção Brasileira masculina de futebol. Além deles, o nadador Daniel Dias, o maior medalhista paralímpico brasileiro da história, venceu na categoria ‘Para-Atleta do ano’ em 2009, 2013 e 2016.
Leia também: Rebeca Andrade é a pessoa mais buscada do Google em 2024