A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma das vozes mais influentes da literatura contemporânea, retornará ao Brasil este ano para participar da 21ª edição da Bienal do Livro do Rio. A autora de ‘Meio Sol Amarelo’ e ‘Hibisco Roxo‘ estará na abertura do evento no dia 13 de junho, que acontece no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro.
A escritora que tem suas obras publicadas no Brasil pela editora Companhia das Letras, fará uma palestra no evento, no auditório principal do RioCentro, na abertura da Bienal, com a atriz brasileira Taís Araújo, que vai entrevistá-la no painel.

Adichie, que tem obras traduzidas em mais de 50 idiomas, é celebrada por romances que exploram temas como imigração, racismo e desigualdade de gênero. Seu famoso discurso “Todos Devemos Ser Feministas”, adaptado de uma palestra TEDx, tornou-se um marco global e foi até sampleado pela cantora Beyoncé.
Na Bienal, a autora deve discutir a importância da representatividade na literatura e os desafios das mulheres na sociedade atual. A última e segunda vez que a escritora esteve no Brasil foi em 2022, também no Rio de Janeiro. A primeira foi em 2008.
A Bienal do Livro do Rio acontece de 13 a 22 de junho deste ano, com a expectativa de reunir mais de 600 mil pessoas durante os dez dias de evento. A programação completa está disponível no site oficial, e os ingressos também estão disponíveis.
Na edição deste ano além das tradicionais bancas e palestras, haverá também um parque de diversões literário com experiências imersivas, como a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light, com cabines personalizadas com personagens e áudios de histórias.
Leia também: Bienal do Livro do Rio de Janeiro acontece de 13 a 22 de junho