A Disney anunciou mudanças em seus avisos de conteúdo em animações antigas, alterando como aborda questões de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em suas produções. Segundo um comunicado interno obtido pelo site Axios, a empresa pretende alinhar suas iniciativas de DEI com objetivos comerciais mais amplos. Por isso, os avisos que apareciam antes de filmes clássicos, como Dumbo e Peter Pan, que contextualizava sobre estereótipos racistas da época, foram encurtados e mencionará apenas que a obra pode conter “estereótipos ou representações negativas“.
Assim, a Disney segue uma tendência observada em grandes empresas como Google, Meta, Pepsi e GM, após a posse do atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Segundo o site Axios, a empresa também reformulou sua política de avaliação de executivos.
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O critério “Diversidade & Inclusão”, que impactava a compensação de lideranças, foi substituído pela métrica “Estratégia de Talentos”.
Agora, a empresa prioriza o impacto no desempenho dos negócios. Além disso, ela desativará o site que promovia profissionais de grupos sub-representados e suspenderá as bolsas destinadas a essas comunidades. Outra mudança inclui a reformulação dos “Grupos de Recursos Empresariais”, que agora serão chamados de “Grupos de Pertencimento”, com foco no fortalecimento da comunidade interna.
Essas decisões ocorrem em um momento de reavaliação das políticas corporativas de diversidade nos Estados Unidos, especialmente diante de críticas políticas e econômicas. A PBS, rede de televisão pública americana, também anunciou o fechamento de seu escritório dedicado à diversidade, o que resultou na demissão de funcionárias da área.
Após anos envolvida em debates sobre inclusão e representatividade, a Disney agora busca um equilíbrio entre suas diretrizes institucionais e sua estratégia comercial, reforçando o entretenimento como prioridade.
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