O jogador do Everton foi alvo de insultos no final da partida
A partida entre Everton e Liverpool, válida pelo Campeonato Inglês, na última quarta-feira (12), ficou marcada por incidentes racistas, e uma nota conjunta dos dois times adversários divulgada na última quinta-feira (13), repudiou os ataques. O jogador de 26 anos, Abdoulaye Doucouré, do Everton, foi o principal alvo da torcida do Liverpool no estádio Goodison Park, na Inglaterra, e depois recebeu uma onda de ofensas racistas nas redes sociais.
“Os clubes de futebol Everton e Liverpool manifestam seu repúdio e condenam veementemente os atos racistas dirigidos a Abdoulaye Doucouré após o clássico de Merseyside. O racismo e o ódio não têm lugar no mundo virtual, nos estádios e em nossas comunidades“, diz a nota publicada nas redes sociais dos clubes.

Após o apito final da partida entre as duas equipes que terminou empatada em 2 a 2, uma confusão envolvendo o meio-campista aumentou a tensão dentro de campo. Doucouré nasceu na França, mas se naturalizou e defende o país de Mali.
Na nota os times também afirmaram que vão colaborar com as autoridades. “Tal comportamento é inaceitável e não será tolerado. Os clubes, em conjunto, colaborarão com a Polícia de Merseyside na investigação para identificar os responsáveis“.

Partida
No entanto, a partida, que terminou empatada em 2 a 2, foi emocionante do início ao fim. O Everton abriu o placar com o atacante Beto, mas o Liverpool, líder do campeonato, buscou a virada com gols de Mac Allister e Mohamed Salah.
O Everton, porém, não se entregou e conseguiu o empate nos minutos finais, com um gol de Tarkowski, levando a torcida à loucura invadindo o campo para comemorar. Após o apito final do clássico na Inglaterra um incidente envolvendo o jogador do Liverpool, Curtis Jones, e o jogador do Everton, Doucouré, resultou na expulsão de ambos os jogadores, bem como do técnico e auxiliar do Liverpool.
Leia também: Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo no FIFA The Best