Polícia Federal resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão no Amazonas

7d0c9234-f30e-428d-a505-c8a4adfb9577.jpeg

Nesta segunda-feira (03) foi finalizada uma operação da Polícia Federal (PF) que resgatou 4 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Maués, no Amazonas. A operação que começou na última sexta-feira (31), e também inutilizou minas subterrâneas de garimpo ilegal na região, em que eles trabalhavam.

A Operação Mineração Obscura, que começou contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Os demais trabalhadores que estavam no local sairam antes das autoridades chegarem /Foto: Divulgação/PF

Segundo o Ministério do Trabalho (MTE) as investigações com denúncias de exploração de mão de obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro. O MTE também aponta que havia mais de 50 empregados no local, de acordo com os indícios, incluindo garimpeiros, cozinheiras e gerentes. Mas apenas 4 foram resgatados, já que os outros fugiram ao perceberam a aproximação das autoridades.

Durante a ação, as equipes de campo constataram que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas“, disse a PF em nota.

De acordo com a nota, tamb[em foi descoberto que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas, considerado um m[etodo incomum e de alto risco, tanto para os trabalhadores quanto para o meio ambiente. Tanto que a PF já calcula danos ambientais que ultrapassam R$ 1 bilhão, “considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação“.

As autoridades ainda apontam que esse garimpo é um dos mais antigos do Brasil, e que essa foi a primeira vez que a Polícia Federal realizou a desintrusão de um garimpo subterrâneo. 

Leia também: Trabalho análogo à escravidão no Brasil: mais de 65 mil pessoas foram resgatadas nos últimos 30 anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top