A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) publicou um comunicado que pedia desculpas aos fiéis e à comunidade evangélica, pelo documento que havia sido redigido proibindo o uso de penteados afro na nova doutrina de roupas e aparência da instituição. “Não será mais tolerado […] o penteado afro”, dizia o documento que foi divulgado na última sexta-feira (06), segundo o Fuxico Gospel, após internautas a acusarem de racismo.
Após a repercussão de quando o documento foi divulgado, a IDPA disse que “não reflete o que a diretoria queria, de fato, comunicar”, que o texto foi mal redigido e também pediu desculpas pelas ofensas causadas. “Pedimos sinceras desculpas se as palavras mal redigidas, que não estão de acordo com o que a diretoria desejava comunicar, tenham ferido algum irmão em Cristo”.
No anúncio anterior, homens e mulheres que frequentam a IPDA foram proibidos fazer uso de maquiagem, barba por fazer, calças justas, cabelos cortados (para mulheres), além dos penteados afro. “A santidade deve ser refletida em todos os aspectos”, dizia o documento redigido. A posição da igreja está vinculada com uma ideia de que o corpo é o templo do Espírito Santo e ainda cita passagens da bíblia para reforçar a decisão.
Confira aqui o comunicado.
Membros da comunidade negra expressaram opiniões de acordo com o comunicado divulgado, dizendo que a igreja reforça estigmas raciais e que não respeitam a diversidade estética e racial. “Proibir o penteado afro é negar a identidade de uma parcela significativa de seus fiéis”, afirmou um dos ativistas.
Após a igreja pedir desculpas, também validou o desejo de que os fiéis mantenham o bom testemunho e a santidade, sem impor regras que possam ferir ou excluir.
Veja a nota de esclarecimento:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
A IPDA vem pelo presente esclarecer o Comunicado anteriormente encaminhado.
Infelizmente, o texto encaminhado não reflete o que a diretoria queria, de fato, comunicar.
Reiteramos o nosso zelo e amor pela poderosa palavra de Deus e pelo bom testemunho dos fiéis.
O nosso desejo é comunicar que os nossos irmãos em Cristo zelem, sempre, pelo bom testemunho, pela santidade em suas vidas e pela observância dos princípios bíblicos.
Pedimos sinceras desculpas se as palavras mal redigidas, que não estão de acordo com o que a diretoria desejava comunicar, tenham ferido algum irmão em Cristo.
Provérbios 10:12 nos alerta: “O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados”.
Em amor
Diretoria.”
Leia também: Em mais uma operação policial no Complexo da Maré (RJ) mais de 40 escolas são impactadas na região.