“Eu apelo aos ministros do STF, vamos partir para uma anistia”, diz Bolsonaro sobre tentativa de golpe

edit_mcmgo_abr_2211187496.webp

Eu apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal, eu apelo. Por favor, repensem, vamos partir para uma anistia, vai ser pacificado“, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a tentativa de golpe de Estado, investigada pela Polícia Federal (PF). O apelo de Bolsonaro aconteceu em uma entrevista para a revista Oeste, nesta quinta-feira (28).

Apesar de negar as acusações de estar envolvido na tentativa de golpe, Bolsonaro admitiu na mesma entrevista que chegou a discutir com militares sobre a possibilidade de usar o artigo 142, de decreto de Estado de sítio ou de defesa, após perder as eleições de 2022.

Você vê até os depoimentos dos comandantes de Força, eles falam que o Bolsonaro discutiu conosco hipóteses de 142, de estado de sítio, estado de defesa. E eu discuti, sim, conversei. Não fui nenhuma discussão acalorada”, afirmou.

Bolsonaro pede anistia a Alexandre de Moraes e Lula /Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Ao mencionar a anistia, Bolsonaro também citou o presidente Lula, para que ele também optasse pela anistia, para manter o país pacífico.

“Para nós pacificarmos o Brasil, alguém tem que ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes. A anistia, em 1979: eu não era deputado, foi anistiada gente que matou, que soltou bomba, que sequestrou, que roubou, que sequestrou avião, e ‘vamos pacificar, zera o jogo daqui para frente’. Agora, se tivesse uma palavra do Lula ou do Alexandre de Moraes no tocante à anistia, estava tudo resolvido. Não querem pacificar? Pacifica”, disse.

Bolsonaro foi indiciado pela PF em novembro, assim como outras 36 pessoas, como o tenente-coronel Mauro Cid. O ex-presidente foi indiciado, de acordo com o documento, por integrar uma “organização criminosa, estruturalmente ordenada, com divisão de tarefas e utilização de órgãos, estrutura e agentes públicos, que praticaram ações voltadas a desestabilizar o Estado Democrático de Direito”.

A fala do presidente também faz menção aos envolvidos no nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Para esses, já existe um projeto, o PL nº 2.858, na Câmara dos Deputados, que prevê anistia para os condenados pelo episódio.

Leia também: Governo propõe isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; proposta atinge mais de 80% da população

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top