Milton Nascimento, o cantor, compositor e multi-instrumentista, além de ser uma das referências da música brasileira, também recebe o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade nesta terça-feira (26).
Com 62 votos a decisão foi unânime, destacando a importância da obra de Milton e dos temas que aborda em suas músicas. “É forte a mensagem desse título. Milton Nascimento é um cidadão do mundo, mas que vê o mundo a partir de Minas Gerais. Um artista que tem a genialidade de falar para todos, sendo capaz de traduzir temas universais, mas valorizando sua cultura local“, afirmou o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.
Em suas redes sociais o cantor celebrou a novidade, concedida a partir da indicação do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA). “Obrigado pelo reconhecimento ao meu trabalho e trajetória“, escreveu.
Com uma carreira de 6 décadas, mais de 50 álbuns lançados e diversos prêmios, como cinco estatuetas do Grammy Awards, a maior premiação da música popular mundial, Milton foi aprovado como a 29ª pessoa a receber o título na instituição, por conta não só da sua técnica e extensão vocal, mas também por “denunciar a violência contra negros escravizados” e “denunciar para o mundo a censura durante a ditadura cívico-militar no Brasil”.
No carnaval de 2025 Milton também será homenageado na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, como enredo da escola de Samba Portela.
Leia também: Zezé Motta é a primeira artista a receber título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz